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Multilog investe mais de R$ 500 milhões no projeto do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR)

Publicado em 20/03/2024

Empreendimento será instalado às margens da rodovia BR-277, fora da área urbana da cidade e deve aprimorar e alavancar as movimentações de cargas na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina

Por Redação

Multilog investe mais de R$ 500 milhões no projeto do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR)
O atual Porto Seco de Foz do Iguaçu movimentou em 2022 mais de US$ 6,5 bilhões em cargas transportadas (Foto: Divulgação)

A Multilog anunciou o projeto de construção do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR). Com previsão de início das obras no primeiro semestre de 2024, a unidade alfandegária terá investimentos de mais de R$ 500 milhões em duas fases, sendo R$ 240 milhões na primeira fase.

O empreendimento será instalado às margens da rodovia BR-277, fora da área urbana da cidade, e deve aprimorar e alavancar as movimentações de cargas na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

O terminal será dimensionado para receber até 2 mil caminhões por dia em 15 anos. Em relação à área de armazenagem, são 4,2 mil m² de área coberta fechada, incluindo mais de 600 m² de câmara fria, com três docas exclusivas para o armazenamento de produtos que necessitam de temperaturas controladas.

De acordo com a companhia, a estrutura contará com equipamentos modernos, incluindo balanças de elevada precisão, além do scanner. Em ternos de segurança, serão instaladas câmeras avançadas para vigilância interna e externa. Serão quatro gates de entrada de veículos e dois de saída, com uma entrada e saída para cargas especiais com altura e largura excedentes. Os acessos terão sistema de pesagem e identificação de veículos totalmente automáticos.

Haverá também uma área de 1,9 mil m2 destinada aos motoristas, dividida em sete espaços distintos, sendo seis deles internos ao porto seco e um externo, localizado no bolsão de acesso. Os espaços vão contar com sanitários e áreas para descanso e permanência.

LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA

Segundo a companhia, o terreno total do novo empreendimento, de 550 mil m², está situado fora da área urbana da cidade e com fácil acesso à perimetral leste, que terá uma ligação direta para a nova ponte da integração, via em construção que termina na BR-277, cujas obras devem ser concluídas de forma sincronizada com a da unidade alfandegada.

A localização do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu foi pensada para direcionar a grande circulação de caminhões e o escoamento das cargas para fora da área urbana, eliminando o congestionamento que se forma atualmente nas principais avenidas da cidade. “A localização do terreno vai facilitar a circulação dos caminhões que irão operar no novo porto seco, trazendo melhorias aos caminhoneiros e à toda população da cidade”, explica o presidente da Multilog, Djalma Vilela.

O atual Porto Seco de Foz do Iguaçu, também operado pela Multilog desde 2016, movimentou em 2022 mais de US$ 6,5 bilhões em cargas transportadas por 201,2 mil caminhões, segundo a Receita Federal do Brasil. As movimentações de carga serão impulsionadas a partir de 2025 com a nova infraestrutura.