LogTalk LogTalk

Paraná vai retomar planejamento na área de logística

Publicado em 11/01/2012

O secretário da Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, afirmou que criação da nova pasta, em substituição às secretarias de Transportes e Obras, se traduz na retomada do planejamento na área de transporte e do gerenciamento de ações e de investimentos públicos nos setores de construção civil e obras viárias.

Ao fazer um balanço das atividades de 2011, Richa Filho defendeu a criação de um modelo de logística multimodal e afirmou que um conjunto de ações foi realizado com o objetivo de criar e implantar um novo sistema de gestão de obras de infraestrutura. “Temos que trabalhar a logística estadual dentro do conceito de multimodalidade. O Paraná não pode mais conviver com a ausência de planejamento e integração”, disse.

Ele informou que o governo entende que é necessário melhorar a infraestrutura de transporte já existente para que todas as regiões do Estado tenham melhores condições de se desenvolver. Ele lembrou que no final do ano, foram autorizados investimentos de R$ 700 milhões nas estradas estaduais para 2012. “Estamos adotando medidas modernizadoras, centradas no desenvolvimento sustentável e na priorização de investimentos”, afirmou.

O secretário ressaltou ainda que o Governo do Estado deve dar prioridade ao papel de articular e de ser um indutor institucional do desenvolvimento, fazendo investimentos públicos e buscando recursos no mercado, além de promover as Parcerias Público Privadas (PPPs) como forma de atender às demandas da sociedade. "É obrigação do governo dar condições às classes produtoras para colocarem, com rapidez e segurança, suas mercadorias no mercado ", afirma.

Para isso, a secretaria atua para articular os vários planos estaduais e regionais existentes, bem como os projetos viários da esfera federal, dentro do conceito de rede. A ideia é potencializar os recursos destinados à infraestrutura e a logística. “Com um sistema integrado e compartilhado, vamos atender melhor as mudanças na concentração populacional e as variações na geração total de riquezas, produção industrial e agrícola”, explica secretário.