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Pré-sal impulsiona ?Carga de Projeto? na Dachser Brasil

Publicado em 27/08/2013

Nas plataformas de petróleo marítimas do Brasil, a pressão uniforme sobre os dutos será no futuro garantida pelas engrenagens planetárias da Voith. O trajeto de Crailsheim em Baden-Württemberg, sudoeste da Alemanha, até Santa Bárbara no interior de São Paulo (Brasil) foi um grande desafio

 

Só mais alguns centímetros, e a parte superior do “Vorecon” é colocada em segurança sobre a paleta da aeronave. É necessário extremo cuidado do motorista do guindaste, porque a valiosa engrenagem planetária está agora sobre a plataforma de estacionamento do Aeroporto de Frankfurt - desempacotada e desmontada em duas partes – pronta para ser carregada. “Fretes aéreos acima de dez toneladas são enviados sem embalagem” diz Torsten Müller, gerente de expedição da Voith, que supervisionou o voo inaugural ao Brasil junto com uma equipe da Dachser. As máquinas, com 2.14 metros e 2.53 metros de altura, pesando pouco menos de 30 toneladas, foram transportadas cuidadosamente embaladas, de caminhão da Voith de Crailsheim para o Aeroporto de Frankfurt e de lá seguiram para o Brasil.

Esta parte da operação, neste primeiro transporte, é um exemplo e reflete a complexidade das chamadas “cargas de projeto”, transportes especiais com mercadorias com características “over size”. Este braço da Dachser se utiliza da experiência e operação logística unificada da empresa no Brasil e no exterior, em casos de importação e exportação desse tipo de transporte.

Como a descoberta de Petróleo nas camadas de pré-sal exige novas tecnologias para essa exploração, a demanda de equipamentos necessários para atender essa atividade vem crescendo no País. Acredita-se que os maiores reservatórios petrolíferos do pré-sal no mundo, todos praticamente inexplorados pelo homem, encontram-se no Brasil (entre as regiões Nordeste e Sul).

Uso nas plataformas marítimas - O desembarque do Vorecon ocorreu no aeroporto de Viracopos no Brasil, localizado no interior de São Paulo. De lá, o trajeto continuou de caminhão até Santa Barbara, a 100 quilômetros, onde a engrenagem planetária de velocidade variada foi entregue ao cliente, a Voith. A estreia foi um sucesso. Mais dois “Vorecons” também já foram enviados ao Brasil por transporte aéreo. As demais 89 engrenagens serão entregues por partes em um navio contêiner de Hamburgo a Santos, até o segundo semestre de 2015. Os “Vorecons” são usados na produção de petróleo. Até 2017 o consórcio de operadoras está planejando construir oito plataformas de petróleo flutuantes a 300 quilômetros da costa do atlântico brasileira.

“Para o projeto, nós lançamos mão do conhecimento técnico e experiência disponíveis dentro da companhia.”, diz Hubert Diepolder, gerente de contas especiais da Dachser. Com a ajuda dos colegas de Logística Aérea e Marítima de Kaufbeuren, o departamento de afretamento em Frankfurt e o departamento de frete marítimo em Hamburgo, os “Vorecons” chegaram a seu destino em segurança. E seguirão dessa forma até sua entrega final daqui a dois anos, em 2015.