Assinatura Premium Assinatura Premium

Sensores de Pressão BSP para aplicação em automação industrial

Publicado em 11/07/2014

A pressão é uma variável de processo, na qual a necessidade de controle é muito importante, pois garante a qualidade do produto final

Para solucionar, de forma simples, tanto aplicações padrão, quanto aquelas com requisitos mais severos, a Balluff possui, em seu rol de produtos, os Sensores de Pressão BSP, indicados para a medição de pressão, em uma ampla gama de aplicações na automação industrial. Com design compacto, para possibilitar a flexibilidade de instalação, são simples de instalar, fazem a medição confiável da pressão e proporcionam fácil visualização da pressão, por meio de display LED. Operam com pressão até 600 bar e possuem saídas ON/OFF e analógica, e parametrização simples e rápida, com conexão ao processo, conforme norma VDMA. Estão disponíveis na versão padrão ou High-End.

Os sensores de pressão BSP versão High-End são totalmente fabricados em aço inoxidável e desenvolvidos para aplicações agressivas, em faixas de temperatura ampliadas (-40 a +125ºC). Turbinas eólicas, áreas offshore, refrigeração e ar condicionado são algumas de suas principais aplicações. Na versão padrão, são indicados para aplicações convencionais, na automação industrial, trabalhando em faixas de temperatura de -25 a + 125ºC. Podem ser instalados de forma flexível e com economia de espaço, e têm aplicação versátil em hidráulica, pneumática, máquinas-ferramenta, máquinas de embalagem e tecnologia de plástico.

Eduardo Ribeiro Lopes, da área de Marketing Técnico - Object Detection da Balluff, explica que os compressores, as unidades hidráulicas e os reservatórios têm a função de gerar pressão, e os componentes pneumáticos e hidráulicos, como válvulas e atuadores, têm uma pressão máxima de trabalho em cada processo, que está ligada diretamente à força e à velocidade dos atuadores lineares ou rotativos, envolvidos na movimentação industrial. Já nos reservatórios, o volume de líquidos exerce pressão por meio de seu acúmulo em relação à área ocupada. “Com sensores de pressão, é possível controlar o volume de reservatórios, garantindo a precisão em processos de medição.”