Assinatura Premium Assinatura Premium

Setor de transporte cresce 1,2% no 3º tri de 2021, mas momento é de incertezas

Publicado em 09/12/2021

De acordo com o Radar CNT do Transporte, apesar do resultado positivo, fatores como a inflação, a descoberta da variante Ômicron e o cenário global de logística devem estar sob avaliação


Foto: Divulgação

Segundo dados divulgados pelo IBGE a respeito do PIB no 3º trimestre, o setor de transporte brasileiro teve crescimento de 1,2% em relação ao semestre anterior. Em relação ao mesmo período de 2020, a alta foi de 13,1%. No entanto, o desempenho geral do PIB brasileiro, a inflação em alta e a descoberta da nova variante Ômicron causam cenário de incertezas. As informações são referentes ao Radar CNT do Transporte, divulgado pela Confederação Nacional do Transporte no início deste mês.

Em nível nacional, o PIB teve queda de 0,1% no 3º trimestre – a segunda queda consecutiva. Segundo o relatório, a falta de insumos para a indústria e problemas globais de logística – como a falta de contêineres e o aumento do preço dos combustíveis – influenciaram o resultado. Apesar disso, houve alta de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

A inflação também é um dos fatores que impactaram nos resultados. O IBGE apontou que, no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado em 12 meses, a inflação saltou de 4,56%, em janeiro de 2021, para 10,67%, em outubro. Em relação ao transporte, o índice cresceu ainda mais: de 1,12%, em janeiro, para 19,59%, em outubro. Entre os grupos considerados pelo IPCA, esse foi o maior índice acumulado no período.

Segundo o Radar CNT, a escalada de preços no segmento tem como uma das razões a alta dos combustíveis, já que o índice passou de 0,97%, em janeiro, para 45,26%, em outubro de 2021.

“Existe a possibilidade de persistência da inflação, que poderia ser respondida com continuidade da elevação da Selic, tornando ainda mais difícil o acesso a crédito e os riscos envoltos no processo de investimento. Somam-se a esse quadro interno as possíveis repercussões advindas da descoberta de uma nova variante do vírus da covid-19 (ômicron), dentre elas o fechamento temporário de fronteiras, a desaceleração mais intensa do ritmo de recuperação da atividade econômica global e o aumento da percepção de risco por parte dos agentes econômicos internacionais.” – Radar CNT do Transporte.

De acordo com o relatório, o setor de transporte deve ficar atento ao contexto internacional. “A conjunção desses pontos de atenção tem levado a uma revisão das expectativas de crescimento da economia brasileira por parte do mercado, de modo que, segundo o relatório Focus, divulgado pelo Bacen, o resultado do PIB para o fechamento de 2021 é de 4,71%, enquanto para 2022 é de 0,51%.”

Para conferir o Radar CNT do Transporte na íntegra, acesse o site da confederação.

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Enfrentando o efeito chicote durante e pós-pandemia
Como lidar com o elevado grau de incerteza imposto pelo Covid-19 e estar devidamente preparado para a retomada econômica em um ambiente extremamente desafiador