Assinatura Premium Assinatura Premium

Simulador da KPMG pode ajudar empresas a reduzirem custos de comércio exterior

Publicado em 20/12/2018

A KPMG anuncia o lançamento do Simulador RECOF, totalmente online e gratuito, direcionado para empresas avaliarem antecipadamente possíveis benefícios oriundos da utilização deste regime aduaneiro especial. A iniciativa, pioneira no mercado brasileiro, foi criada com o objetivo de auxiliar organizações na avaliação de ganhos tributários e financeiros associados ao uso do Regime Aduaneiro Especial RECOF nas modalidades Tradicional e SPED.

 

O RECOF é destinado às empresas industriais exportadoras dos segmentos de montagem, transformação e beneficiamento, que possuam valores anuais de exportação superiores a 5 milhões de dólares. Interessados já podem acessar o simulador no link - http://www.kpmg.com.br/digital/tax-recof/index.html.

 

“Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, reduzir custos e investir em inovação é determinante para o futuro dos negócios. Nesse sentido, o simulador RECOF é uma ferramenta para apoiar empresas a entenderem os potenciais ganhos financeiros que podem ser alcançados através da implementação do regime”, afirma o sócio-diretor de Tributos da KPMG no Brasil, Carlos Ottoni.

 

Na prática, o simulador indica o potencial de economia financeira relacionada à isenção de impostos e ao ganho de fluxo de caixa. O simulador, de fácil utilização e moderno, pode ser acessado mediante a realização de um simples cadastro e a inserção de alguns dados, como volumetrias de comércio exterior (importação e exportação), turn over de estoque e alíquotas médias de tributos incidentes sobres essas operações.

 

Entre os principais benefícios oferecidos pelo RECOF, estão: aquisição de insumos com suspensão de tributos; operação contínua por meio de um único Ato Declaratório Executivo (ADE); revenda ou reexportação de insumos em estado natural (aftermarket); e uso de todas exportações para comprovar o regime. Além disso, os tributos suspensos na entrada passam a ser isentos no ato das exportações e há possibilidade de destinar parte dos insumos adquiridos sob o amparo do regime ao mercado nacional.

 

Os Regimes Aduaneiros Especiais são instrumentos para aumentar a competitividade do comércio exterior brasileiro, permitindo às empresas benefícios tributários, logísticos e/ou aduaneiros. Ao longo dos últimos anos, o RECOF tem assumido um importante papel no comércio exterior brasileiro pela crescente percepção empresarial que o mercado internacional pode ser um caminho para expandir seus negócios e alcançar novos mercados.