LogTalk LogTalk

Sitrack anuncia o sistema Ai-Hydro para previsão e rastreio de eventos meteorológicos

Publicado em 29/03/2022

Ai-Hidro é um sistema integral de monitoramento e previsão de eventos baseado em Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data para antecipar, analisar e controlar o risco de inundações

Por Lucas Pescarmona


Foto: Divulgação

A Sitrack, empresa multinacional de desenvolvimento de tecnologia, anunciou o lançamento do sistema AI-Hydro, sistema de rastreio e previsão de eventos hidro-meteorologicos para proteger as comunidades e seus habitantes contra as ameaças das mudanças climáticas. Ai-Hidro é um sistema integral de monitoramento e previsão de eventos baseado em Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data para antecipar, analisar e controlar o risco de inundações, com foco na proteção das pessoas e os ativos.

Segundo o socio-fundador da Sitrack, Lucas Pescarmona, o sistema antecipa eventos, calcula os possíveis cenários e mitiga o risco de inundações em bacias hidrológicas utilizando tecnologias de última geração.

“O sistema Ai-Hydro gera avisos antecipados com base em modelos confiáveis, gerenciando a infraestrutura completa (Alerta preditiva, coordenação de recursos humanos e físicos) existente para brindar maior controle da situação de risco.”

O objetivo principal do sistema é proteger a população das ameaças de inundações e/ou aumento repentino de água nos canais dos córregos.

COMO FUNCIONA?

Cenários preditivos são gerados por meio do treinamento de um módulo de Machine Learning. No caso das chuvas, o modelo hidrológico é alimentado por dados históricos e atualizado em tempo real com a entrada de novos dados da rede de sensores distribuídos no campo. Estas informações podem vir de sistemas já existentes.

Com essas informações, os diferentes cenários são projetados na topografia do terreno, visualizando quais áreas serão afetadas pelas possíveis enchentes. Como o levantamento de base já estabeleceu quais são os pontos críticos (escolas, hospitais, estradas etc.), a projeção permite que sejam tomadas decisões para ativar diferentes tipos de protocolos e alertas que protejam a comunidade.

CASE VILLA ALLENDE

Um dos melhores case de sucesso do sistema se encontra em funcionamento em Villa Allende, região montanhosa da Argentina, que já sofreu inundações com perdas materiais e humanas no passado. Mediante a utilização do sistema e com o apoio da Defesa Civil da cidade foram antecipados o 100% dos eventos de risco, permitindo a diminuição dos danos matérias e perdas de vidas humanas.

A SITRACK

Sitrack é uma empresa multinacional, atualmente presente em mais de 15 países, focada no desenvolvimento de tecnologias preditivas para segurança das pessoas. No Brasil tem operação desde o ano 2000, brindando soluções de última tecnologia para grandes players do mercado como Anglo American, Vale, Ambev, BP BioFuels, ArcelorMittal e outros 300 clientes.

O sistema Ai-Hydro já foi patenteado em diferentes países e regiões como Europa, Argentina, Colômbia, USA, Brasil, Japon, entre outros.