LogTalk LogTalk

Tecnologia a favor da gestão

Publicado em 23/10/2014

A operação logística é, hoje, uma das áreas estratégicas dentro das empresas e, cada vez mais, é delegada a especialistas

Para oferecer alta qualidade a preços justos, empresas investem, constantemente, em soluções tecnológicas, que melhoram a gestão, mantêm os custos, ou mesmo, ajudam a diminuí-los, e garantem a pontualidade nas entregas. No setor automotivo, essa é uma necessidade ainda maior, pois o mercado exige pontualidade e logística totalmente sincronizada.

A Transportadora Sulista, que atua no mercado há 30 anos e é especialista no mercado automotivo, oferece um sistema de informação que integra o monitoramento de cargas diretamente com o Enterprise Resource Planning (ERP) e proporciona ao cliente as informações sobre a carga embarcada, de forma rápida, em um único ambiente, sem que haja interação humana para alimentar os dados que já são fornecidos pelo rastreador. “Essa facilidade faz com que a equipe possa tomar decisões rapidamente, em casos de desvios, garantindo que a programação definida com o cliente seja atendida nos prazos acordados”, conta o supervisor de Operações da Sulista, Luciano Moura.

Para Ronaldo Lemes, gerente-geral de Operações da Sulista, o uso da tecnologia é um fator primordial, tendo em vista que as informações precisas e em tempo hábil tornam a prestação de serviço segura e de alta performance. Para isso, a frota da Sulista é gerenciada por centro de custo e lucro, o que garante sinergia e aproveitamento das rotas.

Tudo isso para aumentar o desempenho da gestão, que acontece baseado em informações estruturadas para a tomada de decisão. “A estruturação dessas informações em indicadores-chaves e o acompanhamento direcionam as tendências das atividades e possibilitam a tomada de decisão e correção de desvios. Um bom exemplo é o monitoramento da produtividade dos ativos onde trabalhamos com o controle do tempo dos veículos em cada etapa do transporte, proporcionando mais viagens, com menor número de ativos”, destaca Moura.

Segundo Lemes, o futuro da gestão de logística e de transporte anda a passos largos para a telemetria. “São equipamentos com tecnologia cada vez mais apuradas, que exigirão mais dos profissionais. Sendo assim, estamos aprimorando nossa base de profissionais, para que possam acompanhar e tirar maior proveito possível das tecnologias que investimos na operação.”

Treinamento
O treinamento de profissionais e motoristas é uma das principais ferramentas para a manutenção da qualidade da frota e acontecem periodicamente. Os principais módulos são direção econômica e defensiva. “Também passamos instruções periódicas e estamos sempre em contato com os motoristas”, completa Lemes.

Além da produtividade dos ativos, a gestão de combustível, manutenção e pneus são itens primordiais para a produtividade dos ativos, controle e redução de custos. “Trabalhar com prevenção nesses itens é fator de sucesso e diferencia na qualidade dos serviços prestados”, acrescenta Moura.