Tecnologia aplicada à gestão logística contribui para eficiência do processo de entrega

Publicado em 26/11/2021

Com aplicação da Logística Lean, movimentação de materiais com logística interna e gestão de equipes, varejistas conseguem fazer entregas cada vez mais rápidas


Foto: Divulgação

Consumidores valorizam cada vez mais a experiência de comprar sem sair de casa e receber em pouco tempo. A edição 2021 da Global Consumer Insights Pulse Survey, levantamento da PwC, apontou que 42% dos participantes da pesquisa (e 49% dos brasileiros) apontam a entrega rápida e confiável como o atributo mais importante para efetuar a transação.

A logística é parte elementar nesse processo e, para conseguir essa eficiência, um dos caminhos é usar tecnologia aplicada. Fábio Rodrigues, CEO da Novidá – empresa de gestão de equipe na área de logística –, afirma que a tecnologia é que a grande aliada do gestor de logística, pois permite que dados sejam avaliados de forma ágil e entregando assim melhores insumos para uma tomada de decisão estratégica da organização.

“Ajuda na aquisição de produtos e insumos, operacionalização e distribuição de produtos na rota de entrega, gestão de fornecedores e transporte que vai desde o início da cadeia produtiva até chegar ao cliente final são alguns dos atributos da gestão logística.” – Fábio Rodrigues, CEO da Novidá.

O executivo complementa que outra solução aplicada para trazer mais eficiência na entrega é a Logística Lean, que faz parte do modelo de gestão de onde também nasceu o lean manufacturing. “O princípio das duas filosofias é o mesmo: identificar atividades que agregam valor e eliminar os desperdícios de processo. E mesmo dentro da logística, a busca pela eficiência pode estar em diferentes partes do processo, como recepção, armazenagem, expedição, transporte, entre outros”, explica Fábio.

PILARES DA LOGÍSTICA LEAN

Existem três pilares da Logística Lean que sustentam a metodologia.

  • Estoque reduzido: um grande volume de estoque acarreta custos, então o ideal seria ter no galpão aquilo que seria usado.
  • Sincronia nos processos: para que um estoque menor seja eficiente, é preciso que todas as partes da cadeia de suprimentos estejam em sincronia. Hoje, já existem softwares para interligar essas áreas e garantir esse alinhamento.
  • Otimização de processos: os processos logísticos de inbound e outbound precisam ser melhorados constantemente para reduzir desperdícios desnecessários e maximizar lucros.

Fábio Rodrigues reforça que o ganho mais evidente com a aplicação da metodologia Lean na logística é a maximização de lucros, já que a ideia é diminuir gastos desnecessários e aumentar a produtividade. “Além disso, os gestores passam a ter muito mais controle sobre o negócio, pois a metodologia auxilia na tomada de decisões e guia líderes a mudanças, quando necessário.”  Outro que auxilia na eficiência de entrega é o olhar atento sobre logística interna e movimentação de materiais.

“Mais uma vez a tecnologia é parte fundamental nesse processo. Isso porque, uso de equipamentos modernos como carrinhos e empilhadeiras traz agilidade e segurança para operação, bem como uso de softwares que auxiliam toda a cadeia logística, permitindo ter mais controle na gestão de armazenagem e estoque, que são peças fundamentais na briga por entregas rápidas.” – Fábio, CEO da Novidá.

O especialista reforça que existe hoje uma verdadeira batalha no mercado pela entrega mais rápida do Brasil. “A necessidade de mais agilidade muda a operação logística ao transformar as entregas em parte fundamental da experiência de consumo e um critério a ser levado em conta no momento da compra, não mais apenas um serviço”, destaca.

 

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