Assinatura Premium Assinatura Premium

Tecon Rio Grande implanta sistema de leitura não invasiva de cargas

Publicado em 11/07/2014

Scanner faz a leitura das cargas dos contêineres e envia, em tempo real, para controle da Receita Federal

O Tecon Rio Grande passou a operar um sistema de inspeção não invasiva de cargas. O investimento na aquisição e instalação do scanner óptico foi de cerca de R$ 4,5 milhões. Com a nova tecnologia, será possível fazer a identificação das cargas sem a necessidade da abertura dos contêineres.

O sistema atende a Portaria 26, de 23 de junho de 2014, da Alfândega da Receita Federal do Brasil, no Porto do Rio Grande, que determina o escaneamento digital de todas as unidades de carga de exportação, importação (incluindo DTAs), especiais, perigosas e também aquelas solicitadas pela Receita Federal. Dessa forma, riscos como incidentes e avarias de cargas são reduzidos de forma significativa.

O scanner realiza a leitura óptica da carga, que resulta em imagens enviadas, em tempo real, para o Centro Operacional de Vigilância (COV) da Receita Federal. O procedimento permite aos técnicos e fiscais saber, antecipadamente, quais produtos estão contidos nos contêineres. O sistema funciona de forma ininterrupta, 24 horas, todos os dias da semana, proporcionando mais segurança e agilidade na entrada e saída de cargas do Tecon Rio Grande.