Assinatura Premium Assinatura Premium

Telemetria contribui com a redução de riscos de acidentes no transporte de cargas

Publicado em 29/05/2015

De acordo com a Associação de Gestão de Despesas de Veículos (Agev), prejuízos causados por acidentes de trânsito envolvendo caminhões podem ser até 12 vezes maiores do que os causados pelo roubo de cargas. As perdas atingem não apenas os motoristas, mas toda a cadeia logística, impactando o consumidor.

Dessa forma, as transportadoras e embarcadoras buscam soluções eficazes para reduzir o número de acidentes. São equipamentos que usam telemetria para identificar trechos perigosos e planos de gerenciamento de riscos, que, juntos, conseguem reduzir o número de sinistros.

“Os maiores causadores dos acidentes são a imprudência e o cansaço na direção. Por isso, monitorar esses dois pontos e alinhar as metas da empresa com eles são fundamentais na prevenção. O custo dos acidentes já é alto e continuará crescendo. O custo médio de um acidente, no Brasil, é avaliado em R$ 58 mil e os  maiores fatores que impactam nesse valor são os danos ambientais, a indisponibilidade da frota, o não atendimento aos clientes, o ressarcimento a terceiros acidentados e a perda de capacidade produtiva e absenteísmo”, destaca o diretor da Mix Telematics, Luiz Munhoz.

Imprudência dos motoristas
Os acidentes são consequência de comportamentos perigosos. Dessa forma, trabalhar na redução impactará diretamente no seu número. Segundo Munhoz, a primeira causa mais frequente é o excesso de velocidade, depois a direção agressiva. “A empresa deve criar uma política de direção segura, divulgar e treinar os funcionários. Além disso, as metas de produtividade da empresa precisam estar sincronizadas com essa política, assim, os funcionários não dirigirão de forma perigosa para cumprir prazos extremamente curtos.”