Termaco Logística adota Torre de Controle para monitorar processos

Publicado em 29/11/2021

Ferramenta é considerada um dos principais diferenciais competitivos para atender à expansão do mercado de transporte de cargas


Foto: Divulgação

Especialistas avaliam que a pandemia acelerou o processo de transformação digital nas empresas. O novo cenário exigiu que organizações dos mais variados segmentos adotassem soluções rápidas e precisas para permanecer no mercado. De acordo com a pesquisa global CEO Outlook 2020, realizada pela consultoria KPMG, 67% dos executivos ouvidos afirmaram que a digitalização das operações teve avanços que colocaram o negócio em meses e até anos à frente do que eles esperavam.

Com as operações logísticas, não foi diferente. O uso de tecnologias inteligentes que auxiliem no monitoramento dos processos tem se tornado um dos principais diferenciais competitivos para atender à expansão do e-commerce e das compras online no período. Afinal, quem compra um produto ou serviço espera recebê-lo na quantidade e qualidade combinada, de preferência com frete grátis e o mais rápido possível.

No cenário dos transportes de carga, uma tecnologia que atende esse requisito e está ajudando a proporcionar melhores resultados e satisfação dos clientes é a Torre de Controle Logístico, ferramenta que consiste na criação de uma central de integração, que auxilia na união de todas as informações necessárias para o gerenciamento dos processos logísticos.

TECNOLOGIA COMO ALIADA

Presente na Termaco Logística desde 2020, a Torre de Controle passou a ser um instrumento essencial para o monitoramento de todas as atividades logísticas de forma mais proativa, agindo sobre os recursos de frota e terceiros (veículos, tripulação, infraestrutura de filiais e parceiros) disponíveis para as operações, proporcionando visão e controle para a gestão dos custos envolvidos.

Dessa torre, a equipe tem uma visão completa do que está acontecendo em tempo real. Todos os processos são monitorados, possibilitando que algumas tarefas sejam realizadas com mais precisão, como planejar as demandas, controlar o tempo de cada atividade, acompanhar as etapas sincronicamente, visualizar os indicadores da operação, enviar e receber notificações para a tomada de decisões e resolver rapidamente eventuais problemas operacionais.

De acordo com o diretor geral da Termaco Logística, André Arruda, a tecnologia se tornou um importante apoio na gestão de riscos e rapidez na tomada de decisões que podem evitar prejuízos significativos.

“Um dos conceitos mais importantes em logística é a visibilidade, que está diretamente ligada à rastreabilidade e monitoramento, com tomada de decisões e ações sempre baseadas em análises em tempo real sobre os recursos e riscos que monitoram, gerenciam e controlam.” – André Arruda.

IMPLANTAÇÃO DA TORRE DE CONTROLE

Após um ano de planejamento, a Torre de Controle entrou em operação em setembro de 2020. O processo foi dividido entre as unidades de Fortaleza (CE) e Guarulhos (SP). Na cidade cearense é realizada a Gestão de Monitoramento dos recursos para operação e seus custos, além do apoio à gestão de riscos.

Já na filial paulista, são monitorados os resultados obtidos em nível de serviços aos clientes. Nessa célula também é realizada a Prevenção de Perdas com a gestão e mitigação dos motivadores de ocorrências com a carga durante o transporte. Em Guarulhos está localizada, ainda, a Célula de Gestão Administrativa Comercial, que acompanha, juntamente com as demais filiais, as tratativas comerciais realizadas a fim de impulsionar e melhorar as relações com os clientes.

André destaca que a Torre de Controle da Termaco Logística vem ampliando seus acessos de forma gradual para chegar ao monitoramento end-to-end com conceitos e processos consolidados. “As decisões e execução dos planos de contingência pré-determinados tornam a cadeia mais ágil”, pontua.

 

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