LogTalk LogTalk

The Eye: Intelipost adota sistema SaaS da Pinpoint para reduzir custos em logística

Publicado em 21/01/2022

Com o uso dessa tecnologia, a empresa é capaz de prever eventos críticos e traça linha comportamental do sistema para otimizar a operação


Foto: Divulgação

Com aumento da demanda e exigências dos players de e-commerce, a Intelipost escolheu a Pinpoint, especialista em gestão de redes e segurança, para minimizar gaps operacionais com uma visão 360º. Com isso, o objetivo é garantir a segurança das entregas e redução dos custos logísticos.

Com uma operação 24/7, o nível de uptime dos ambientes e aplicações da Intelipost precisa estar sempre elevado para garantir a continuidade do negócio. Falhas podem gerar queda de produtividade, redução de receita e até chegar a comprometer a reputação da marca ou o relacionamento com os clientes.

“Os problemas na operação da Intelipost costumavam acontecer de madrugada e, sem um parceiro que realizasse o monitoramento 24 horas dos sistemas e aplicações, quando a equipe chegava no dia seguinte, era um verdadeiro caos até identificarem o problema e corrigi-lo. Além disso, era preciso uma solução  que pudesse prever incidentes antes mesmo deles acontecerem.” – Evandro Alves, vice-presidente de Engenharia da Intelipost.

A solução encontrada para acabar com esses gaps operacionais foi a implementação da TheEye, uma plataforma de monitoração inteligente da Pinpoint que utiliza um algoritmo proprietário único, e une tecnologias como machine learning e inteligência artificial (IA). A solução faz uma análise do histórico de ocorrências, seja de tempo ou volume, e cria uma linha base do comportamento da operação. Em tempo real, compara com o que está acontecendo no momento, e notifica as áreas responsáveis caso algo incomum aconteça.

Após uma implementação em tempo recorde de 15 dias, a Intelipost passou a ser capaz de detectar os problemas com antecedência e realizar os reparos preventivos.

“Com nossa operação automatizada 24/7, passamos a monitorar todos os sistemas e aplicações da Intelipost, detectando possíveis ameaças e proporcionando atuação imediata ao menor sinal de instabilidade.” – Artur Araujo,Chief Product Officer da Pinpoint.