Assinatura Premium Assinatura Premium

Tópico deve economizar R$8 milhões até 2023 com solução da Totvs

Publicado em 09/09/2020

Com a troca de soluções, informações que levavam até cinco dias para serem processadas podem ser acessadas em tempo real


A Tópico, empresa do segmento de infraestrutura flexível para armazenagens e coberturas há 40 anos, redesenhou sua estratégia de digitalização com soluções da Totvs. Com o novo contrato, a empresa passará a ter um ganho significativo em precisão e velocidade de informações, o que é essencial para o desempenho da operação como um todo, e deve gerar uma economia de cerca de R$ 8 milhões até 2023.


Com o projeto, que começou a ser estruturado em outubro de 2019, a Tópico, que tem como maior especialidade o aluguel e venda de galpões e estruturas flexíveis (como galpões lonados ou metálicos), passará a contar com o Totvs Rental by IT UP, solução que permite automatizar praticamente todas as etapas que contemplam uma operação de locação ou venda de equipamentos, desde o cadastro de um novo cliente até a emissão de nota fiscal. Além disso, o projeto garante um melhor aproveitamento das funcionalidades do Totvs Backoffice - Linha Protheus, que antes era subutilizado pela empresa.


"O maior ganho para a Tópico, sem dúvida, é poder contar com uma plataforma mais robusta, como a da Totvs, que nos permite ter os dados que precisamos de maneira rápida, organizada e eficaz. Temos hoje mais de 1.100 contratos em carteira e queremos atender nossos clientes de forma mais rápida e eficaz. Antes, demorávamos entre quatro e cinco dias para obter alguns relatórios devidamente integrados para avaliar a performance de nossas obras. Agora, as informações estarão disponíveis praticamente em tempo real." - Arthur Lavieri, CEO da Tópico.


"A plataforma da Totvs possui esse diferencial de integração com uma série de outras aplicações que são essenciais para a Tópico. Com isso, teremos um ganho significativo em nossa própria forma de trabalhar, permitindo a eliminação de trabalhos redundantes, documentações, papéis e e-mails. Em breve, teremos tudo que precisamos disponível no sistema."


O mercado de infraestrutura flexível e galpões para armazenagem semipermanente está em crescimento no país e a Tópico prevê um crescimento de 15% este ano, mesmo com a crise.

 

"Enquanto um galpão de alvenaria demora entre 15 a 16 meses para ser montado e obter todas as licenças necessárias, um galpão Tópico é entregue em cerca de 47 dias. Além disso, por ser considerado temporário pela legislação, não terá a incidência de IPTU. O apelo sustentável também é forte: nossas obras não deixam rejeitos, que é um dos principais problemas da construção civil. O nosso galpão é 100% reciclável."

 


A solução

O Totvs Rental by IT UP é uma solução que foi especialmente desenvolvida para as atividades diárias de empresas que fazem locação. Ela é completa, pois é capaz de automatizar tarefas e garantir a rentabilidade do negócio, desde cadastros de clientes, fornecedores, faturamentos, controle de inventários, além de recursos como consultas da base de locação, onde é possível visualizar e alocar todos os itens disponíveis de forma otimizada, sem conflitos de reserva.

 

"Caso algum item apresente falhas ou problemas, o sistema identifica e aponta rapidamente a ocorrência para que o equipamento possa ser substituído, sem impacto no contrato e garantindo a satisfação do cliente. É um sistema que, no final de cada operação, mede a ociosidade e rentabilidade de cada ativo, assim como apuração e medição dos contratos. O faturamento é rápido e transparente, gerando títulos de cobrança a partir das regras do contrato de cada cliente." - Eduardo Pires, diretor do segmento de serviços da Totvs.