LogTalk LogTalk

Veloce completa 4 anos com crescimento de 67% e reduzindo emissões de poluentes

Publicado em 21/08/2013

Volume transportado subiu 27,8% entre 2010 e 2012, enquanto produção de gases de efeito estufa por km rodado diminuiu 8,9% 

A Veloce Logística completa quatro anos de atividades em agosto e apresenta resultados marcantes: o faturamento da empresa cresceu 67% desde a sua fundação (de R$ 130 milhões em 2009 para R$ 217 milhões em 2012) e o número de empregados aumentou de 275 para mais de 800. Já o volume transportado subiu 27,8% entre 2010 e 2012, enquanto as emissões de gases de efeito estufa, por quilometragem x metro cúbico de carga, diminuíram em 8,9% no mesmo período.

“Na prática, estamos aumentando nossas operações de transporte e poluindo relativamente cada vez menos”, ressalta Paulo Guedes, presidente da Veloce Logística.

A Veloce emitiu 61,1 mil toneladas de gás carbônico equivalente (tCO2e) em 2012 contra 52,5 mil toneladas em 2010. Esse inventário foi registrado no Programa Brasileiro GHG Protocol, metodologia mais utilizada no mundo para medição de emissões de poluentes. 

Alguns dos fatores que levam a Veloce a crescer em operações poluindo menos foram: introdução nas operações de transporte de 201 carretas com capacidade para 30 paletes (em vez do padrão de 28 paletes); redução da idade média da frota de caminhões de operações nacionais, de 11,3 anos em 2010 para 8,3 anos em 2012 e da frota internacional de 3,8 anos para 3,2 anos no mesmo período; aumento da eficiência na roteirização das viagens, com consequente diminuição da quilometragem percorrida e melhor aproveitamento dos equipamentos de transporte. 

Líder no volume de carga transportada por rodovias entre Brasil e Argentina, a Veloce conta com uma frota de 475 carretas tipo sider, 119 parceiros de transporte no Brasil e na Argentina com frota de 660 veículos e 25 bases operacionais nesses dois países. 

“Os resultados destes primeiros quatro anos da Veloce nos mostram que fizemos uma aposta certa, ao aliar eficiência operacional para o cliente com respeito a todos os nossos públicos de interesse, que são os diversos donos do negócio. Nosso objetivo é contribuir para que todos os elos dessa cadeia de valor ganhem”, afirma Paulo Guedes.  

Entre os clientes da Veloce também estão as montadoras GM, Toyota, Volkswagen, Ford, Renault e Honda, fabricante de autopeças como Valeo e ZF Sachs, de bens de consumo como Sancor, Danone e Unilever, e a siderúrgica Arcelor Mittal.

Adquirida no ano passado pelo Grupo Mitsui, que atua em 69 países, a Veloce já conquistou 11 prêmios, incluindo o de melhor case de Sustentabilidade na Logística, segundo a Abralog, e o de Melhor Fornecedor de Logística da GM no Brasil e na Argentina por dois anos consecutivos e um dos Melhores Fornecedores da montadora no mundo.