Dilema da falta de gestores logísticos: Caçadores de talentos ou criadores de líderes?

Profissional de logística e Supply Chain precisa ser cada vez mais completo, em um mundo onde questões como omnicanalidade e gestão de pessoas são temas que precisam ser levados em consideração

Publicado em 11/03/2024

Profissional de logística e Supply Chain precisa ser cada vez mais completo, em um mundo onde questões como omnicanalidade e gestão de pessoas são temas que precisam ser levados em consideração

Por Marco Guapo

escassez de profissionais logistica supply chain mundologistica
Estamos a um passo de não conseguir preencher estas vagas? (Foto: Divulgação)

E voltamos ao tema de escassez de mão de obra no setor logístico!

A importância da entrega, em particular, ganhou novas dimensões nos últimos tempos. Em um mundo onde a obtenção imediata se tornou a norma, a capacidade de entregar produtos de maneira rápida e eficiente passou a ser um diferencial competitivo fundamental.

Mas, para isso, é necessário que existam profissionais que saibam desenhar redes, gerenciar e entregar tudo isso.

Olhando apenas para o nível de gerência, este profissional de logística ou Supply Chain precisa ser cada vez mais completo, em um mundo onde questões como ESG, omnicanalidade, experiência do cliente, volatilidade do mercado, interrupções na cadeia de suprimentos, infraestrutura, reformas tributárias (ahhh, a Reforma Tributária…) e a gestão de pessoas são temas que precisam ser levados em consideração (já considerando os aspectos básicos de logística).

Mas aí vem a pergunta: como encontrar ou formar profissionais assim?

Esses profissionais precisam ser capazes de gerenciar a crescente complexidade do setor, e também estarem muito preparados para mudanças a todo tempo — e (como não dizer) a estarem antenados em novas tecnologias que estão revolucionando as operações.

Sendo assim, um cargo de Gerente de Logística traz consigo a demanda tanto de hard quanto de soft skills, que não são encontrados em qualquer profissional.

Segundo o artigo do Flávio Amaral, para a edição da MundoLogística de março/abril de 2024, “pesquisas com diferentes líderes de diferentes empresas e segmentos constataram que o preenchimento de uma vaga de líder em Supply Chain leva, em média, três vezes mais tempo que líderes de outros setores das empresas destes líderes entrevistados. Estamos falando de cerca de 100 dias (praticamente um terço de um ano fiscal) para preenchimento de uma posição de liderança em Supply Chain”.

Difícil contratar alguém neste perfil, não é? Mais difícil ainda se preparar para conseguir se candidatar a esses cargos!

Estamos a um passo de não conseguir preencher estas vagas? Fica a reflexão!

Exclusivo e Inteligente

Mantenha-se atualizado em Logística e Supply Chain

Saiba mais