Soluções tecnológicas promovem a segurança viária com sistemas inovadores de monitoramento, tecnologia de apoio ao condutor e até iluminação inteligente nas estradas
Por Redação
Inovação do transporte de cargas (Foto: Shutterstock)
Segundo o último Relatório Global sobre a Situação da Segurança Viária da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma média de 1,19 milhões de vidas são perdidas anualmente em acidentes de trânsito, o que representa 15 mortes a cada 100 mil habitantes. Nesse sentido, a inovação surge como uma poderosa aliada na busca por um trânsito mais seguro e eficiente.
E, com o apoio de soluções inteligentes, é possível colher benefícios que vão além da redução de acidentes, proporcionando maior eficiência para o segmento logístico e redução de custos para as empresas.
Considerando a forte presença do setor logístico na malha viária – principal canal de distribuição de mercadorias no país – e sua relevância para os índices de segurança viária, é fundamental discutir o papel da tecnologia como alicerce para preservar a vida e integridade dos motoristas e dos demais usuários das estradas do país.
COMO A INOVAÇÃO PODE APOIAR A SEGURANÇA NAS ENTRADAS
Um levantamento da PRF que cobriu os três primeiros meses de 2023, apontou que 77% dos acidentes de trânsito são causados por erros humanos como, por exemplo, falta de atenção, velocidade incompatível, ingestão de álcool, ultrapassagens indevidas e falta de atenção.
Já dados da Fortune Business Insights, mostraram que investimentos superiores a US$ 28 bilhões, foram direcionados a soluções digitais na área de supply chain globalmente somente em 2023. Esses indicadores refletem a crescente compreensão da importância da inovação para impulsionar a eficiência do setor e promover a segurança viária ao mitigar os erros humanos.
Dentro desse contexto, confira a seguir das principais inovações que estão tornando as estradas mais seguras em todo o mundo e, ao mesmo tempo, contribuindo para a redução de custos das empresas:
SISTEMA DE ASSISTÊNCIA AO CONDUTOR
Os sistemas ADAS (Assistência Avançada ao Condutor, em inglês Advanced Driver Assistance Systems), são capazes de detectar infrações e auxiliar na direção. Por meio de Inteligência Artificial, as soluções identificam comportamentos de risco como o uso de celular ao volante, falta do cinto de segurança e desvios de faixa sem seta, alertando o motorista e, eventualmente, intervindo com medidas corretivas.
Dentre os exemplos dessas medidas, é válido citar sensores que regulam a velocidade automaticamente de caminhões, mantendo uma distância segura do veículo à frente. Em caso de risco de colisão, o sistema os freios também são acionados de modo automatizado, evitando acidentes mais graves.
VIDEOTELEMETRIA
A videotelemetria vai além da telemetria tradicional, utilizando imagens captadas por câmeras veiculares para coletar dados e combater os principais vilões do trânsito: os comportamentos de risco (incluindo ultrapassagens irregulares, velocidade inadequada, consumo de álcool, desatenção e desrespeito às leis de trânsito) e a fadiga ao volante.
O sistema monitora o comportamento do motorista através de sensores, detectando a conduta e sinais de cansaço e sonolência. Quando identificam padrões de risco, emitem alertas sonoros ou visuais para que o condutor faça uma pausa, reduzindo drasticamente o risco de acidentes por falta de atenção.
SMART MIRRONS
Equipados com sensores, os smart mirrors (retrovisores inteligentes) ajustam-se automaticamente para melhorar a visibilidade dos motoristas durante manobras e ultrapassagens. Apesar de ainda ser uma tecnologia relativamente cara, a expectativa é que, com o amadurecimento do mercado, esses dispositivos se tornem mais acessíveis e amplamente adotados, contribuindo para a segurança viária.
Segundo relatório da Grand View Research, o mercado global de retrovisores inteligentes deve crescer significativamente nos próximos anos, impulsionado pela busca por maior segurança nas estradas.
ILUMINAÇÃO INTELIGENTE NAS ESTRADAS
Dentro do contexto das smart cities, a iluminação inteligente utiliza sensores e sistemas de controle para ajustar automaticamente a intensidade da luz com base nas condições de tráfego e ambiente. Essa tecnologia melhora a visibilidade dos motoristas durante a noite e em condições climáticas adversas, reduzindo o risco de acidentes.
Ou seja, a luminosidade aumenta em áreas com maior fluxo de veículos e pedestres, garantindo a visibilidade ideal, já em locais sem movimento, a luminosidade é reduzida. Assim, essa tecnologia proporciona diminuição de custos, tornando-se uma solução sustentável para as estradas e contribuindo para a construção de um futuro mais seguro.
ESTRADAS DO FUTURO
Enfrentar o desafio dos acidentes em estradas e rodovias do Brasil não é uma questão simples e, ao mesmo tempo, trata-se de uma demanda que pede urgência. De acordo com dados da CNT (Confederação Nacional de Trânsito), só em 2022, mais de 64 mil acidentes foram registrados no país — desses, 82,1% deixou vítimas, incluindo mortos e feridos. Em termos gerais, o Brasil ocupa a preocupante posição de 3º país com o maior número de mortes no trânsito, conforme relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A MundoLogística lançou a campanha “Estradas do Futuro”, uma iniciativa que conta com patrocínio da nstech e da Quartzolit, apoio da Onisys, da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) e da Associação Brasileira de Logística (Abralog). Por meio da campanha, o intuito é unir os diferentes atores da cadeia logística nacional, difundindo conteúdos educacionais que tragam tanto visibilidade para a pauta da segurança no transporte rodoviário, quanto práticas e divulgação de soluções que possam colaborar com a capacitação e proteção de motoristas.