Tal qual o próprio Brasil, o profissional de logística é único e, por isso, capaz de conectar pessoas, empresas e regiões, impulsionando a economia e permitindo que a nação floresça
Por Camila Lucio, Christian Presa e Marco Guapo
Aos logísticos: obrigado por não deixarem o Brasil parar (Foto: Shutterstock)
Você sabia que, durante a pandemia, o setor de logística continuou ativo para que a vida das pessoas não parasse?
Mesmo diante do perigo de contaminação, os profissionais do setor trabalharam ininterruptamente — muitos deles, de forma presencial — para que os alimentos, medicamentos e itens de necessidade básica continuassem sendo distribuídos à população.
Você sabia que a logística tributária no Brasil é das mais complexas do mundo?
As diversas regulamentações, taxas e tributos são altamente complexas, dificultando o planejamento logístico das empresas.
Você sabia que apenas cerca de 12% das estradas no Brasil são pavimentadas?
Isso mesmo: estima-se que somente cerca de 12% das estradas no Brasil são pavimentadas. Além disso, a infraestrutura de outros modais (como ferrovias, portos e aeroportos) não são adequadas às necessidades de transporte do país.
Você sabia que o Brasil é o 4º maior país em território — e isso impacta diretamente na logística?
Já imaginou ter que transportar um produto do Rio Grande do Sul até o Acre? Ou ter que planejar a malha logística para atender todo o Brasil? É uma tarefa altamente complexa que demanda investimentos e muita capacitação dos profissionais.
E você sabia que o profissional de logística do Brasil é reconhecido como um dos melhores do mundo?
Seguindo a máxima “o que não mata nos fortalece”, sabemos que as dificuldades são muitas. Mas a força, a inteligência e a determinação dos profissionais de logística do Brasil são essenciais para enfrentar todas as dificuldades e, a cada dia, fazer o melhor com o que se tem.
O custo logístico do Brasil está em cerca de 13% — contra, por exemplo, aproximadamente de 7% dos EUA. No entanto, é certo que, se não fosse pelo profissional de logística brasileiro — que luta todo dia para aumentar a eficiência de suas operações —, esse custo seria muito maior.
Por todas essas perguntas e respostas, é profunda e irrestrita a nossa admiração e respeito aos profissionais do nosso setor. Não somente neste dia 6 de junho, mas em todos os dias do ano.
Aos logísticos: obrigado por não deixarem o Brasil parar.