TALG une subsidiárias viastore, Bastian e Vanderlane; diretor de Soluções Integradas Amauri de Oliveira, falou com exclusividade para a MundoLogística sobre planos da companhia
Por Christian Presa
Amauri de Oliveira, diretor de Soluções Integradas (Foto: Divulgação)
A Toyota Industries Corporation (TICO) está buscando fortalecer a posição no mercado global de logística ao apresentar a marca Toyota Automated Logistics Group (TALG), que une as subsidiárias e aquisições estratégicas, incluindo a viastore, adquirida em 2022, e a Bastian Solutions e Vanderlande, adquiridas em 2017. Com essa integração, o objetivo da companhia é fornecer soluções logísticas integradas e automatizadas.
Em entrevista exclusiva para a MundoLogística, o diretor de Soluções Integradas da companhia, Amauri de Oliveira, explicou que a meta da TALG é consolidar todas as operações em uma única proposta para melhorar a eficiência e a experiência dos clientes.
A Bastian Solutions já tem uma presença significativa no Brasil com projetos para empresas como Dafiti, Mercado Livre, Embraer e DHL. Já a viastore oferece soluções para players como a Electrolux e o aeroporto de Viracopos, enquanto a Vanderlande é conhecida por sistemas utilizados nos aeroportos de Guarulhos, Galeão e Brasília.
“Com a marca Toyota, vamos falar de soluções integradas, automação, logística avançada e de nossa filosofia, como o Kaizen, o Toyota Way e o Toyota Lean Logistics, além de incluir as empresas irmãs no desenvolvimento de soluções e processos em geral”, descreveu Amauri de Oliveira.
Leia na íntegra!
MUNDOLOGÍSTICA: Como foi o movimento da Toyota para criar essa divisão, incorporando empresas para oferecer serviços de logística?
AMAURI DE OLIVEIRA: Nós sempre trabalhamos com foco em como podemos ajudar nossos clientes. Desde nossa essência, quando falamos de equipamentos industriais e empilhadeiras, já incorporamos o TPS, o 5S, o Toyota Way, nossa filosofia Toyota e o departamento chamado Toyota Lean Logistics. Sempre buscamos soluções para nossos clientes. A aquisição das empresas irmãs, começando pela Vanderlande e pela Bastian em 2017 e, posteriormente, da Viastore em 2022, foi feita para agregar ainda mais valor e acelerar a forma como podemos ajudar nossos clientes, criando soluções logísticas avançadas e possibilidades de uma forma geral. Recentemente, em 6 de maio, criamos a TALG, Toyota Automated Logistics Group, uma divisão global que agrupa as quatro empresas: a divisão da Toyota e as três empresas irmãs. Nosso objetivo final é sempre agregar valor aos nossos clientes, entender suas necessidades e oferecer soluções e processos. Essa nova fusão acelerará ainda mais as possibilidades e soluções que a Toyota oferece aos seus clientes.
A Toyota é uma multinacional influente e, agora, está “combinando” empresas que já tinham operações acontecendo, mas que agora trabalharão de forma unificada. Qual é o desafio de fazer essa equação funcionar?
Com a marca Toyota, vamos falar de soluções integradas, automação, logística avançada e de nossa filosofia, como o Kaizen, o Toyota Way e o Toyota Lean Logistics, além de incluir as empresas irmãs no desenvolvimento de soluções e processos em geral. Como essas empresas já operam no Brasil e possuem know-how e expertise, nosso desafio agora é promover essas soluções para nossos clientes. Nos próximos cinco anos, queremos nos consolidar como uma empresa de total solution, focando nos desafios de entender as necessidades dos nossos clientes, promover a marca em conjunto com as empresas irmãs e transmitir essa confiança para nossos clientes. A credibilidade da Toyota já é reconhecida mundialmente, inclusive no Brasil, assim como o nosso pós-venda. Agora, o desafio é integrar isso para nossos clientes.
Considerando o setor de logística no Brasil, o que essa divisão de logística traz de novidades e quais são as possibilidades a partir desse movimento?
Nosso objetivo principal é tornar nossos clientes mais competitivos e também contribuir para a logística verde, reduzindo a emissão de carbono, o que é muito importante no momento. Todas essas tecnologias e possibilidades buscam entender as necessidades dos clientes para promover soluções que os ajudem. Antes mesmo de falar da TALG, nosso objetivo é sempre agregar valor aos clientes, priorizando segurança, qualidade e produtividade. Queremos promover soluções para que nossos clientes sejam mais competitivos e contribuam para o meio ambiente.
Em termos de inovação em logística, como você enxerga essa questão para os próximos anos e o que a Toyota está fazendo nesse sentido?
Nós sempre trabalhamos para entender as necessidades dos clientes e promover soluções. Tanto a Toyota quanto as empresas irmãs têm o mesmo foco. Se entendemos o que o cliente precisa, suas dificuldades e processos, certamente criaremos soluções que agreguem valor. Com meus 11 anos de Toyota, sempre buscamos criar soluções baseadas nas necessidades dos clientes, no tempo certo, utilizando nossa filosofia just-in-time. As empresas irmãs, como a Bastian, têm a mesma visão e direção. Quando um cliente precisa de uma informação ou projeto, realizam um levantamento para entender e levar a tecnologia e possibilidades que ele precisa. Esse é o ponto principal: criar possibilidades. A Bastian, por exemplo, é uma integradora de soluções que pode customizar sistemas e equipamentos. A Vanderlande e a Viastore também seguem essa linha, garantindo que entendemos as necessidades dos clientes.