Assinatura Premium Assinatura Premium

AD Arquitetura cria projeto flexível e eficiente

Publicado em 21/05/2015

Condomínio logístico AQ3 Log Queimados visa eficiência do ativo financeiro com a possibilidade de armazenar diferentes materiais

Contratada pela Áquilla Asset Management, a AD Arquitetura assina o retrofit e greenfield do condomínio logístico AQ3 Log Queimados, na cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, projeto em que toda a estrutura é construída, locada e administrada pela própria empresa. “O projeto foi especificado visando atender e superar as expectativas do mercado, tanto do ponto de vista dos investidores, quanto dos potenciais operadores que usufruirão do espaço. Por isso, criamos um condomínio logístico flexível, onde podem ser armazenados diferentes tipos de produtos”, afirma o sócio-diretor da AD Arquitetura, Luiz Eugênio Ciampi.

Com localização estratégica, às margens da Rodovia Presidente Dutra e próximo ao Arco Metropolitano, o condomínio logístico AQ3 Log Queimados foi construído na antiga área da fábrica da Kaiser. “O polo industrial vinha sofrendo uma queda em sua taxa de ocupação e, desde que iniciamos a implantação do novo centro logístico, com um projeto moderno e tecnológico, houve um incremento na atividade da região”, destaca Ciampi.

A construção
Lançado em 2014, o empreendimento conta com três galpões em uma área bruta locável de, aproximadamente, 84 mil m². No galpão 1, composto por área de armazenagem, sanitários e área administrativa, foi feito um retrofit, que manteve parte da estrutura original e da cobertura, mas recebeu uma nova fachada, ganho de altura interna e adequações para operações tanto industriais, quanto logística.

Os galpões 2 e 3 são projetados para serem espaços flexíveis de ocupação, para necessidades de 2,6 mil m² até 26 mil m² de área bruta locável, incluindo área de armazenagem e respectivas edificações administrativas. Sua execução utiliza sistemas construtivos modernos e de ótimo custo-benefício, formados por pilares em concreto pré-moldados e fechamentos em painéis metálicos tipo telha trapezoidal. A cobertura trabalha com grandes vãos livres. O condomínio logístico AQ3 Log Queimados contempla, também, prédios de apoio ao motorista, sanitários, vestiários, refeitório e portaria com áreas para administração do condomínio, além de um amplo estacionamento de veículos pesados. Também possui espaço comum corporativo, para reuniões e convenções dos condôminos locais.