LogFut 24 - Banner Home LogFut 24 - Banner Home

Aliança Navegação e Logística batiza porta-contêineres em Manaus

Publicado em 26/09/2013

Navio “Fernão de Magalhães” tem capacidade para 3.800 TEUs e renovará a frota de cabotagem da empresa

 

O novo porta-contêineres da Aliança Navegação e Logística “Fernão de Magalhães” foi batizado no último dia 26 de setembro, no Porto Chibatão, em Manaus. A madrinha do navio é Dionéia Thomas, esposa de Julian Thomas, diretor-superintendente da Aliança.

O “Fernão de Magalhães” é o segundo a ser batizado de uma série de 4 navios idênticos com capacidade para 3.800 TEUs e 500 tomadas para contêineres refrigerados. Todos os novos porta-contêineres entrarão no serviço de cabotagem da Aliança.

O nome “Fernão de Magalhães” é uma homenagem ao navegador português (1480-1521) que liderou a primeira viagem marítima em torno da Terra. A viagem, que durou cerca de três anos, foi de encontro ao Atlântico Sul, passando pelo local que hoje é conhecido como Estreito de Magalhães e prosseguindo pelo Oceano Pacífico.

Investimentos

A Aliança Navegação e Logística está investindo R$ 450 milhões na renovação de sua frota de cabotagem. Todos os navios estarão agregados ao serviço até o final de 2013. O “Fernão de Magalhães” se unirá ao “Sebastião Saboto” e “Pedro Álvares Cabral” que já estão em operação.

Os navios foram especialmente projetados para navegação e operação na costa e portos brasileiros. São equipados com a mais moderna tecnologia para a segurança da tripulação e da carga, e também para a redução do consumo de combustível. Como resultado, possuem os menores índices de emissão de gases de efeito estufa por tonelada transportada, aumentando ainda mais os benefícios ambientais do modal em relação ao transporte rodoviário.

A Aliança disponibiliza três anéis na cabotagem. Com os novos navios, o serviço de cabotagem da Aliança contará com  uma moderna frota composta por 8  navios, oferecendo mais de 90 escalas mensais nos principais portos do Brasil e do Mercosul.

Dados técnicos do “Fernão de Magalhães”:

Capacidade                                                   52,065 tdw

Capacidade dos contêineres                    3.800 TEUs

Plugs para contêineres refrigerados         500

Comprimento total                                         228 m

Comprimento entre perpendiculares      217.5 m

Largura                                              37.3 m

 

 

 

Calado máximo                                   12.5 m

Velocidade                                          19.5 kn

Potência do motor principal                    22,890 kW