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Aumento na locação de frota traz projeções positivas para as transportadoras, avalia executivo

Diretor Operacional da Anacirema Transportes apontou disponibilidade imediata, dispensa de manutenção ou gestão e vantagens fiscais como pontos que podem fazer a diferença entre comprar e alugar caminhões

Publicado em 17/09/2024 — por Redação
Aumento na locação de frota traz projeções positivas para as transportadoras, avalia executivo
Transporte rodoviário de carga (Foto: Shutterstock)

Segundo a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA), em 2023, as locadoras registraram um aumento de 38,9% no número de caminhões emplacados em relação ao ano anterior, o que representa mais de 10 mil veículos. Tais cifras correspondem a 10,5% de todos os caminhões emplacados no Brasil durante o período – números impossíveis de ignorar. 

Na avaliação da Anacirema Transportes, compor e manter a própria frota de veículos para o transporte rodoviário de cargas pode se tornar, além de financeiramente caro, um problema logístico, administrativo e fiscal. Cada vez mais, empresas brasileiras do setor têm seguido um caminho relativamente comum no exterior, especialmente nos Estados Unidos e União Europeia, e aderido à locação de veículos pesados. 

O aumento significativo e contínuo tem animado as projeções dos profissionais do setor, que começam a mapear novas oportunidades ainda para 2024. O diretor Operacional da Anacirema Transportes, José Alberto Panzan, afirmou ter começado ainda no segundo trimestre deste ano o planejamento para atender o aumento de demanda esperado para o período de setembro a dezembro.  

O executivo, que também é presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Cargas de Campinas (Sindicamp), acredita que o aluguel de frotas tem amadurecido nos últimos anos, porém, ainda é necessário fazer contas e prospectar com cuidado a área. 

“Nós começamos a conversar com os clientes para entender as expectativas, e analisar o cenário brasileiro. A partir disso, identificamos haver oportunidades de crescimento da área. A locação é uma grande oportunidade para nós, transportadores, e para o setor como um todo”, explicou. 

De acordo com Panzan, as vantagens da prática, quando comparada à compra de veículos pesados, vão além da financeira, explicitada nos valores mais altos no momento de adquirir e fazer a manutenção da própria frota. Além da compra, a economia também pode ser refletida nos gastos administrativos da empresa, liberando fundos para outros investimentos. A locação também evita gastos com a renovação constante de veículos ao mesmo tempo em que garante caminhões com disponibilidade e substituição imediatas. Por fim, ainda possibilita o ajuste de frota conforme a demanda específica. 

O executivo relembrou razões fiscais para subsidiar a escolha. “Na locação de frota, conseguimos obter créditos tributários que podem contribuir para a viabilidade da operação. Já na aquisição de ativos, ao término da quitação, o residual é nosso. Na nossa empresa, estamos sempre estudando a melhor opção entre locação e compra, conforme a demanda que temos e analisando as características de operações, prazos de contrato, taxa de juros e disponibilidade de veículos”, disse. 

LOCAÇÃO DE CAMINHÃO: QUANDO VALE A PENA?  

Nos Estados Unidos, cerca de 25% da frota de caminhões já é terceirizada, de acordo com a American Trucking Association (ATA), o que representa aproximadamente 7,5 milhões de caminhões locados dentre os cerca de 30 milhões em circulação no país.   

De acordo com dados divulgados pela Vamos à MundoLogística, no Brasil,  1,5% da frota de 3,3 milhões de caminhões e implementos rodoviários é alugada, enquanto na Europa esse número varia de 15% a 20%.  

Segundo dados da ABLA, em 2023, as locadoras emplacaram 10,2 mil caminhões, que representaram 38,9% de crescimento sobre os emplacamentos feitos em 2022. Com isso, o setor foi responsável por absorver 10,5% de todos os caminhões emplacados no ano no país. O total de caminhões em nome de locadoras chegou a 42,7 mil ao final de 2023, um avanço de 19,6% na comparação com 2022.  

Os números confirmam que a terceirização de frotas de caminhões não é apenas uma tendência, mas uma realidade consolidada?  

Em abril, a MundoLogística entrevistou com exclusividade executivos de empresas de locação de caminhões que avaliaram o mercado como promissor para 2024.