Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Alta de entregas residenciais evidencia problemas do roubo urbano de cargas para o e-commerce

 

Publicado em 28/03/2022

Realizado por veículos leves, de pequeno e médio porte, o transporte de encomendas comercializadas pelas plataformas dos grandes varejistas está cada vez mais visado por assaltantes e ladrões de carga

Por Redação


Foto: Divulgação

A pandemia provocou uma mudança no perfil das entregas, principalmente aquelas provenientes das vendas do comércio eletrônico, categorias como materiais esportivos, eletroeletrônicos, farmacêuticos, higiene, limpeza e alimentação lideraram essa forma de consumo cada vez mais recorrente. Os veículos de pequeno porte destinados a essas operações, muitas vezes carregam produtos de alto valor agregado como, celulares, computadores e materiais esportivos, que se caracterizam pelo seu alto valor e facilidade de revenda, tornando-os alvos prediletos para assaltos e roubos.

Com o objetivo de contribuir de forma efetiva na diminuição desses prejuízos, a T4S desenvolveu soluções tecnológicas inéditas e exclusivas. Uma delas é a Blindagem Elétrica, uma inovação patenteada no Brasil e diversos outros países. Já consolidada e utilizada pelas maiores transportadoras do Brasil, essa tecnologia agora também está disponível para utilitários leves como as vans de pequeno e médio porte, além das carretas e caminhões que já circulam há mais de 3 anos em todo território nacional.

A empresa também lançou outras duas soluções: a primeira delas chamada de “Vault Eletrificado”, que se trata de de um container fixado no piso do Centro de Distribuição e equipado da mesma forma que a Blindagem Elétrica para caminhões. A segunda, “Safe Box”, foi criada para o carregamento de cargas variadas com itens de alto valor em meio a elas, trata-se de uma espécie de cofre que fica eletrificado em caso de tentativas de violações.

“O crescimento do setor de encomendas expressas decorrentes das vendas do comércio eletrônico não pode ser ignorado. A confiança do consumidor tem crescido e o ticket médio de cada encomenda ultrapassou os R$ 500,00, fazendo esses veículos de entregas urbanas serem cada vez mais visados, uma vez que carregam pacotes de altíssimo valor e de liquidez praticamente imediata. E esse novo cenário nos motivou a adaptar a solução da blindagem elétrica para esse crescente modelo de transporte de cargas menores e valiosas.” – Luiz Henrique Nascimento, diretor comercial da T4S Tecnologia.

Diferentemente das blindagens de aço, que oferecem apenas resistência física contra tentativas de violação ou arrombamento, a solução T4S é composta por 4 camadas de proteção:

  1. Imobilizador inteligente e Sem Fio integrado à Blindagem elétrica T4S, que impede que marginais levem o veículo para regiões isoladas onde planejam realizar o transbordo das cargas,
  2. resistência física contra tentativas de arrombamento, cortes e perfuração através de painéis de apenas 3cm de espessura, compostos de um mix de materiais de alta resistência
  3. choque elétrico, não letal, de alta potência (20.000 volts) que é disparado, somente, em caso de tentativas de cortes, perfurações ou violações,
  4. alertas inteligentes e automáticos que são recebidos pela central de monitoramento sempre que houver tentativas de violação do baú, pois a solução possui um conjunto de sensores espalhados por todo o perímetro do compartimento de cargas e um sistema de rastreamento adicional integrado e autônomo específico para esse fim.

Uma vez que não oferece qualquer risco aos trabalhadores ou transeuntes, a Blindagem Elétrica T4S está referenciada pelas principais Seguradoras e Gerenciadoras de Risco do país.

 

Veja também: