Assinatura Premium Assinatura Premium

Alta do e-commerce no Brasil amplia demanda por embalagens EPS

Publicado em 09/08/2021

Com altos índices de segurança, soluções EPS ganham espaço e se consolidam como opção de embalagem para as necessidades do varejo digital


Foto: Divulgação

Por causa da pandemia, muitos brasileiros passaram a optar pelo e-commerce, o que gerou um faturamento de R$ 74,76 bilhões nos primeiros seis meses deste ano – uma alta de 37% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Neotrust. Com isso, houve também um aumento da demanda por embalagens de alta proteção para produtos de maior valor agregado, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, louças e bebidas. No segmento das EPS, a Termotécnica, uma das maiores indústrias desse material no Brasil, tem se consolidado no fornecimento para grandes players do mercado.

A empresa desenvolve soluções em embalagens denominadas iPack (intelligent packaging, ou empacotamento inteligente, em português), projetadas para atender às necessidades de segmentos distintos, contemplando desde bebidas até refrigeradores. O conceito iPack é composto por atributos de preservação e proteção requeridos pelo e-commerce, tanto na venda quanto no escoamento de produtos. Para unificar plataformas de produtos e simplificar processos de embalamento, o iPack permite a distribuição de produtos pelos mais diversos modais de transporte, tanto em cargas fechadas quanto fracionadas.

Os ganhos da embalagem em EPS já iniciam na linha de montagem do cliente, já que a estrutura em si contribui para a ergonomia do processo. O design possibilitou simplificar o número de operações, além de otimizar insumos, aumento da capacidade de armazenamento e transporte. O EPS também é resistente à compressão, possui capacidade na absorção de impactos e é não higroscópico (não acumula umidade), o que contribui para garantir a entrega dos produtos íntegros e com todas as funcionalidades até o consumidor final.

SUSTENTABILIDADE

Em termos de sustentabilidade, o EPS é um plástico formado por 98% de ar e pode ser reciclado como qualquer outro plástico ao fim do processo. Para o processo de reciclagem, a embalagem EPS requer baixo uso de recursos naturais como água e energia. Por ser 90% mais leve que outros tipos de embalagem, contribui para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2 durante o transporte.

“Em resumo, nossas embalagens em EPS proporcionam ao cliente ganhos de processos consideráveis, possibilidades de comercialização pelo varejo digital, além de garantir total integridade e funcionalidade do produto para o consumidor.” – Nivaldo Fernandes de Oliveira, diretor superintendente da Termotécnica.

A TECNOLOGIA EPS

A grande proposta da tecnologia EPS é manter o produto seguro durante todo o processo, de ponta a ponta – tanto na aparência e estética, quanto em relação à estrutura. Por causa da grande quantidade de ar, o EPS é uma proteção capaz de resistir a quedas, vibrações e choques.

Além de versáteis, as embalagens EPS possuem isolante térmico para assegurar a temperatura do produto nas condições ideais. O custo é também um diferencial, já que o peso da embalagem pode gerar gastos menores com frete, assim como levar ao investimento em uma logística mais simples