LogTalk LogTalk

BloombergNEF: Amazon lidera compra corporativa de energia renovável do mundo

Publicado em 27/02/2024

Com projetos e investimentos no Brasil, iniciativas visam acelerar o compromisso da empresa de suprir operações com energias renováveis até 2025 e atingir a meta de zero carbono líquido até 2040

Por Redação

BloombergNEF: Amazon lidera compra corporativa de energia renovável do mundo
Em 2023, a Amazon anunciou mais de 100 novas iniciativas energéticas (Foto: Divulgação)

Pelo quarto ano consecutivo, em 2023, a Amazon foi a maior compradora corporativa de energia renovável do mundo, de acordo com a BloombergNEF. Em 2022, 90% das operações globais da empresa eram movidas à eletricidade de fontes renováveis, e hoje são mais de 500 projetos de energia renovável em todo o mundo, incluindo parques eólicos e solares. Em 2023, a Amazon anunciou mais de 100 novas iniciativas energéticas. No total, os projetos devem ser capazes de gerar mais de 77 mil gigawatts-hora (GWh) de energia limpa por ano.

Em comunicado à imprensa, a Amazon anunciou que está acelerando as atividades relacionadas à sustentabilidade no Brasil e no exterior. A empresa tem o compromisso de atingir zero emissões de carbono até 2040, dez anos antes do Acordo de Paris, e em linha com a meta estabelecida pelo The Climate Pledge. A transição para a energia renovável é uma das formas mais importantes de reduzir as emissões de carbono.

As operações da Amazon no Brasil contam com dez centros de distribuição, localizados em regiões e cidades estratégicas: de Nova Santa Rita (RS), Cajamar (SP) e Cabo de Santo Agostinho (PE). No Brasil, a Amazon investe em projetos de energia renovável, e está no caminho para abastecer toda a operação com fontes sustentáveis até 2025.

A Amazon possui dois importantes projetos de energia renováveis no Brasil: um parque solar de 122MW, com investimento de R$ 2 milhões em programas de proteção ambiental durante as fases de construção. E um parque eólico de 49.5MW, localizado dentro do Complexo Eólico do Seridó, no interior do Rio Grande do Norte. Assim que começarem a operar, os dois projetos combinados terão capacidade para gerar mais de 530 GWh de energia limpa anualmente, o que equivale à quantidade de eletricidade necessária para abastecer quase 100 mil residências por ano.

“Nossa responsabilidade é criar um legado que contribua para a nossa missão global de sustentabilidade. Ao mesmo tempo em que reduzimos o impacto ambiental, também investimos nas comunidades onde vivemos e operamos. Acreditamos que usar nossa escala para fazer o bem é importante e beneficia nossos clientes, funcionários e funcionárias, assim como o planeta”, afirmou Ricardo Pagani, líder de Operações da Amazon no Brasil.

Já Saori Yano, responsável pela Sustentabilidade das Operações da Amazon no Brasil, destacou que a companha está ciente continua focada em causar impacto positivo no planeta e nas comunidades em que opera. “Com iniciativas diárias e relevantes, já estamos reduzindo as emissões de carbono e desempenhando um papel importante no combate às mudanças climáticas e na preservação do planeta. Queremos colaborar ativamente na construção de um futuro mais sustentável e equitativo para todos e todas", acrescentou.

THE CLIMATE PLEDGE

Segundo a empresa, a Amazon cofundou e foi a primeira signatária do The Climate Pledge, com a meta de atingir zero emissões líquidas de carbono até 2040. Criado em 2019, o acordo reúne empresas de todo o mundo que buscam acelerar a colaboração entre setores e proporcionar mudanças responsáveis.

Os signatários concordam em três áreas de ação: Relatórios Periódicos, que medem e analisam as emissões de gases de efeito estufa (GEE); eliminação de Carbono, por meio da implementação de estratégias de descarbonização alinhadas ao Acordo de Paris; e compensações alcançáveis, que se concentram em neutralizar quaisquer emissões restantes com compensações adicionais, quantificáveis, reais, permanentes e socialmente benéficas para atingir as metas até o ano proposto. No Brasil, além da Amazon, empresas como a AmbBev e a VaiFácil também fazem parte do The Climate Pledge.

AMAZON REDUZ EMISSÕES DE CARBONO NO BRASIL

Por meio de um contrato com a To Do Green, empresa de transporte sustentável, a Amazon utiliza veículos elétricos em sete cidades da região de São Paulo (Sorocaba, Votorantim, Mogi das Cruzes, Taubaté, Ribeirão Preto, Bauru e São José do Rio Preto). Até agora, mais de 1,7 milhão de pacotes foram entregues usando esse modelo de menor impacto.

Além disso, o "Laneshift", anunciado em 2023, é um projeto que conta com investimento de US$ 10 milhões do grupo C40 Cities e do The Climate Pledge, para acelerar o uso de veículos rodoviários de carga com opções elétricas, além de melhorar a infraestrutura de rotas em regiões importantes. A implementação do projeto no Brasil ocorrerá nas cidades de Curitiba e Rio de Janeiro, além de outras localidades no México, Colômbia e Equador.