LogFut 24 - Banner Home LogFut 24 - Banner Home

Após mudanças no mercado de celulares, TGestiona Logística fecha 2012 com bons resultados e novos clientes

Publicado em 14/01/2013

Em meio à diminuição da demanda, a TGestiona teve de se adaptar e criar um plano com foco em gestão e crescimento

 

O mercado de celulares vem crescendo e se adaptando às necessidades do público consumidor, o que provoca também efeitos nas empresas prestadoras de serviços - como as de logística. Esse é o caso da TGestiona Logística, subsidiária do Grupo Telefônica Vivo e responsável pela distribuição de aparelhos celulares da operadora em todo o País. A maior procura e venda de smartphones – que possuem maior durabilidade e, portanto, diminuem a movimentação logística – somada à opção de algumas fabricantes por entregarem diretamente aos varejistas os produtos, afetaram e diminuíram em 33% o volume transportado pela TGestiona no primeiro semestre do ano passado.

Apesar da menor demanda, a empresa mantinha um alto custo fixo que pressionava os resultados. Foi então que, em agosto, a TGestiona passou a ser dirigida por Reinaldo Rodriguez, com a missão de reduzir custos e aumentar a eficiência na gestão de processos. “Se você multiplicar um pequeno erro várias vezes, ele vai se tornar um erro gigante. Porém, se uma pequena parte do processo for melhorada e multiplicada várias vezes, ela se torna muito melhor”, diz o executivo. O objetivo do plano era conquistar novos clientes externos, reduzindo a dependência de serviços do próprio Grupo Telefônica Vivo.

Sob o comando e o exemplo de Rodriguez, a empresa deu atenção especial ao “aspecto cultural” dos colaboradores. Identificar as motivações e provocar a reinvenção das pessoas e do coletivo foi fundamental. “A palavra convence, o exemplo arrasta”, resume Rodriguez, que sempre chega cedo ao trabalho, estabelece disciplina de horários de compromissos, cobra e demonstra resultados, visita pessoalmente as operações, os clientes e os prospects.

Ao final do ano, as perdas do primeiro semestre foram revertidas. Apesar de os resultados ainda não estarem totalmente fechados, as mudanças ocorridas asseguram que o índice de crescimento foi satisfatório em relação a 2011.

Além da recuperação da demanda em relação ao primeiro semestre, houve ainda ampliação da carteira de clientes: Magazine Luiza, Decathlon (artigos esportivos) e Tecnoset (fornecedora de insumos para impressoras) são apenas algumas das empresas que passaram a ser atendidas por soluções da TGestiona Logística.


"É a coroação de um grande esforço há muito buscado" - Reinaldo Rodriguez, Diretor da TGestiona Logística

Há ainda a Natura, que, em dezembro, tornou-se o maior negócio externo ao Grupo em toda a história da TGestiona Logística.  “É a coroação de um grande esforço há muito buscado. O começo de tudo foi o pequeno contrato conquistado no primeiro semestre, quando passamos a operar na região do interior paulista. O cliente ficou bastante satisfeito com as nossas operações, o que certamente colaborou para nos certificar a atuar em dois novos Estados”, comemora Rodriguez. A fabricante de cosméticos ampliou o contrato e a área de abrangência dos serviços prestados, alcançando, além de Bauru, no interior paulista, algumas regiões dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

Para 2013, o executivo planeja novas conquistas. Amparado em Estudos de Inteligência Competitiva, o setor comercial da TGestiona identificou potenciais clientes. A ideia é, além de atender o Grupo Telefônica Vivo com excelência, oferecer soluções de qualidade para outros segmentos de alto valor agregado. “Queremos seguir a tendência de crescimento e fechar 2013 com mais de 30 novos clientes”, prevê o diretor da TGestiona Logística, Reinaldo Rodriguez.