Expansão internacional de soluções brasileiras será um dos temas da programação do "Logística do Futuro", evento promovido pela MundoLogística que será realizado nos dias 29 e 30 de agosto, em São Paulo
Por Redação
As soluções logísticas brasileiras estão trilhando caminhos sólidos em direção ao crescimento internacional (Foto: Shutterstock)
Em um mundo cada vez mais conectado, as soluções logísticas brasileiras estão trilhando caminhos sólidos em direção ao crescimento internacional. Segundo relatório setorial da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o setor de software e serviços faturou US$ 4,6 bilhões, ou R$ 24 bilhões, em 2022. Os dados foram divulgados pela Valor Econômico.
De acordo com a análise, o crescimento tem sido constante, registrando um salto de 36% no último ano comparado à média de 17% em períodos anteriores. Ainda conforme a publicação, que cita um estudo da Brasscom, software e serviços representam 57% do total de exportações da área de tecnologia da informação e comunicação (TIC).
Até 2018, o Brasil foi o país da América do Sul que mais exportou serviços de tecnologia da informação e comunicação até 2018, movimentando U$S 2 bilhões naquele ano. As informações são do estudo "Insights Report 2020", realizado pela Assespro-Paraná em parceria com o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná, divulgado pela Gazeta do Povo.
CRESCIMENTO DAS STARTUPS
O Brasil tem registrado um crescimento significativo no número startups e empresas de tecnologia nos últimos anos, impulsionado por um ambiente favorável de inovação e investimentos. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Startup, de 2015 até 2019, o número de empresas que oferecem solução tecnológico no país mais que triplicou, passando de 4.151 para 12.727 — um salto de 207%.
Inspiradas por grandes empresas brasileiras, como Nubank e Gympass, startups brasileiras estão avançando seus negócios para outros países. A Praxio, empresa de tecnologia especializada no setor de mobilidade e logística, por exemplo, tem acelerado o crescimento no mercado internacional, chegando à Europa com solução “Globus”, software para gestão do transporte rodoviário de passageiros e cargas.
"É um passo importante na nossa jornada. São trocas de experiências que certamente agregarão aos nossos talentos e contribuirão para o avanço do setor em todo o mundo”, afirmou Valmir Colodrão, CEO da companhia.
ANÁLISE DE ESPECIALISTA
Em entrevista exclusiva à MundoLogística em fevereiro deste ano, o vice-presidente de Supply Chain Transformation da AB InBev, Adriano Negrão, analisou o conceito de inovação para além da tecnologia, as tendências globais e as perspectivas dessa sinergia entre logística e o mercado de startups.
“A inovação aberta tem crescido muito e é uma oportunidade interessante para as startups e empresas, especialmente startups B2B que possuam soluções com tecnologia inovadora, alto conhecimento técnico”, ressaltou o executivo.
LOGÍSTICA DO FUTURO
A expansão internacional de soluções brasileiras será um dos temas destaque no evento “Logística do Futuro”, promovido pela MundoLogística, que terá programação focada e debates com executivas e executivos que são referências técnicas do setor.
O evento será realizado em São Paulo nos dias 29 e 30 agosto e, além dos painéis, terá uma feira de negócios com as soluções mais inovadoras do mercado. Para conferir o cronograma e garantir a sua participação, acesse o site: https://logisticadofuturo.com.br/