Multilog Multilog

CHEP implementa linha de contentores no Brasil

Publicado em 30/03/2023

Segundo a empresa, solução oferece economia de espaço, praticidade de carregamento, redução de custos e sustentabilidade aos processos das empresas com menor impacto ao meio ambiente

Por Redação

CHEP implementa linha de contentores no Brasil

Atualmente, existem dois modelos de contentores no portfólio da CHEP Brasil: UNICON e CAPS 315 (Foto: Divulgação)

Além do pooling de paletes, a CHEP implementou no Brasil mais um serviço para armazenamento e transporte de matéria-prima e produtos prontos: os contentores. Segundo a empresa, os contentores oferecem economia de espaço dentro das indústrias e galpões, praticidade de carregamento, redução de custos e mais sustentabilidade aos processos das empresas com menor impacto ao meio ambiente.

Atualmente, existem dois modelos de contentores no portfólio da CHEP Brasil: UNICON e CAPS 315. O primeiro é feito em painéis de PPAD (Polipropileno de Alta Densidade), possuindo uma base e armação de aço com capacidade de 1.040 litros e 1,5 mil kg. Já o segundo modelo é produzido somente em polipropileno, suportando a mesma carga de uma tonelada e meia.

Entre os clientes estão indústrias líderes no ramo de alimentação e de cosméticos e cuidados pessoais. A expectativa é ampliar, em breve, para o segmento pet no transporte de rações.

“Os contentores são importados da Europa e Estados Unidos e estão localizados em nosso Centro de Serviço em Araçariguama, no estado de São Paulo. A CHEP coleta o contentor no cliente e o retorna para o serviço de inspeção. O benefício é extensivo tanto para o emissor (cliente CHEP) como para fornecedores ou para o cliente do distribuidor”, comentou André Rosa, executivo de vendas da CHEP.

CENTRO DE SERVIÇO DE CONTENTORES

Localizado em Araçariguama, interior de São Paulo, o centro de serviços dos contentores da CHEP faz uso do pooling como seu modelo de negócios. De acordo com a empresa, a redução de custos começa quando esta proposta oferece um aluguel e não a venda dos contentores, levando o capex a zero e gerando sustentabilidade, uma vez que permite a reutilização do mesmo recipiente diversas vezes.

Além dessa qualidade, o pooling permite que o cliente use o contentor para receber a matéria-prima e envie o material já pronto para outras empresas, fazendo o envase do produto ou entregando o produto final em outros locais.

Para a empresa, a otimização de espaços promovida pelos contentores se mostra mais nítida quando comparada aos tambores tradicionais, que ainda são utilizados em muitas empresas. Além de terem uma capacidade de armazenamento quase cinco vezes maior, os contentores reduzem a ocupação do espaço físico de galpões em 84% quando estão vazios, por terem a possibilidade de serem dobrados neste estágio.

Quando carregados com os produtos, sua economia é de 40% para a mesma quantidade suportada por barris no mesmo espaço. Essas modificações possibilitam que apenas um caminhão consiga transportar o equivalente ao que 4,3 transportariam de recipientes vazios, gerando mais sustentabilidade financeira e redução de carbono no deslocamento de carga.