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Colaboração multimodal: Santos Brasil e Aeroporto Internacional de BH firmam parceria

Publicado em 15/08/2022

Operação envolverá o transporte rodoviário de carga fracionada (modelo DTA Hub) com frequência semanal, conectando o aeroporto mineiro e o porto santista

Por Redação


Foto: Divulgação/Shutterstock

A Santos Brasil anunciou acordo comercial com o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport) para prestar serviços de logística integrada à empresa no Porto de Santos. Com início marcado para os próximos dias, a operação envolverá o transporte rodoviário de carga fracionada (modelo DTA Hub) com frequência semanal, conectando o aeroporto mineiro e o porto santista.

O acordo inclui também a entrega e retirada de mercadorias em todo o porto e armazenagem e desova no Centro Logístico Industrial Aduaneiro (Clia) da Companhia, em Santos. Com a parceria, a Santos Brasil Logística expande a capilaridade para as regiões do Sul de Minas Gerais e capital mineira, atendendo o Hub Logístico Multimodal do aeroporto, que receberá investimentos da ordem de R$ 30 milhões ao longo deste ano para ampliar sua capacidade de recebimento de carga.

Segundo a Santos Brasil, o contrato está alinhado ao planejamento estratégico da empresa, que tem na logística multimodal um dos pilares de crescimento. A proposta é ampliar a oferta de serviços para além do porto e se consolidando como uma operadora logística que vai do porto ao e-commerce.

Para Wagner Toffoli, diretor Comercial Freight Forwarding & NVOCC da Santos Brasil, a parceria com o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte também eleva a competitividade no mercado mineiro. “Com o foco inicial nas operações LCL (Less Container Load), acreditamos que esse novo serviço nos conecta à estratégia de diversificação e expansão de negócios de nossos clientes Freight Forwarders e NVOCCs (Non-Vessel Operating Common Carrier), nos consolidando como o provedor logístico com maior portfólio do segmento”, disse.

Já para Marcelo Farias, gestor do Hub Logístico Multimodal da BH Airport, a parceria fortalece o conceito de multimodalidade. “Temos uma localização geográfica estratégica, no coração do Brasil, que nos conecta a 70% do PIB nacional em apenas uma hora de voo e, utilizando uma das maiores malhas rodoviárias e ferroviárias do país, conectamos de forma eficiente e rápida o estado de Minas Gerais com outras três regiões do país, sendo o único estado que faz fronteira com seis outros, além do Distrito Federal. Temos um sítio aeroportuário dotado de uma infraestrutura robusta que abriga, ainda, o primeiro e único Aeroporto Industrial do Brasil, fomentando a industrialização e as exportações na Região Metropolitana de Belo Horizonte, oferecendo incentivos fiscais para quem se instalar lá.”, ressaltou.

SANTOS BRASIL: CADEIA LOGÍSTICA CENTRALIZADA

Operando no modelo one stop shop, a Santos Brasil atua na prestação de serviços de logística integrada in house e operações 3PL (Third-Party Logistics), com atividades sob medida. Cuida da carga do cliente do porto ao destino final, centralizando todos os serviços da cadeia logística em uma interface única.

Além de terminais portuários estrategicamente localizados no país (um deles o Tecon Santos, o maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul), a Santos Brasil dispõe de dois centros de distribuição em São Bernardo do Campo – o CD São Bernardo e o CD Imigrantes –, dois Clias (armazéns alfandegados na Baixada Santista) e 140 caminhões próprios.

Hoje, a empresa atende a mais de 9 mil clientes de diversos segmentos econômicos, como químico, automotivo, farmacêutico, alimentício, bens de consumo e agronegócios.

BH AIRPORT: HUB LOGÍSTICO MULTIMODAL 

O Hub Logístico Multimodal do aeroporto está em expansão, inclusive durante a pandemia de Covid-19, quando lançou novos serviços de multimodalidade. A empresa implantou a primeira rota marítima que liga diretamente o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte ao Porto de Santos (SP), oferecendo aos importadores e demais públicos estratégicos da área a possibilidade de remoção da carga importada, por meio do modal marítimo, para a Região Metropolitana da capital mineira.