Por Redação
Foto: Bruna Candido Pereira
Em busca de melhorias e eficiência nas operações de logística, o Grupo Açotubo anunciou um investimento de R$ 20 milhões. Por meio do projeto “Gestão da Competividade”, objetivo da empresa é dar continuidade ao processo de modernização que tem sido o foco nos últimos anos.
Em 2021, com a implantação de dois novos sistemas – a “Tecnologia OCR” e o “Sistema de Gestão de Canhoto”, a Açotubo digitalizou sistemas de pesagem e entrega com rastreamento de 100% das rotas, garantindo mais agilidade e segurança no atendimento.
De acordo com José Nardi, gerente de operações e logística do Grupo, o investimento tem como objetivo a revisão do processo de armazenagem e produção, contando com a visão e experiência de uma consultoria especializada nas melhores e mais modernas práticas disponíveis no mercado, sempre com foco no cliente. “O projeto será baseado em três pilares: qualidade, produtividade e Supply Chain. É fundamental investir em melhoria contínua, pois como distribuidores, a área de logística é o coração da empresa. A consultoria nos apoiará alinhando o planejamento estratégico com KPI’s diários para operação”, afirma.
“Hoje temos uma operação bastante robusta, com entrega em 24h para clientes nas key cities. Esse projeto nos desafia a revisar o modelo construído em 48 anos de história, que nos fez líder do segmento e reconhecido por oferecer soluções customizadas a cada cliente, vamos fazer ainda melhor, com mais rapidez e com menor custo.” – José Nardi, gerente de operações e logística do Grupo Açotubo.
CONSULTORIA
A partir do diagnóstico que identificará os pontos fortes e de melhoria da produção, desde a ocupação das máquinas, layout da operação, tempo de atendimento ao cliente e processamento de pedidos, a consultoria entregará um relatório de viabilidade do cenário atual. As soluções partirão dos comitês multifuncionais formados por colaboradores de diversas áreas da empresa, de auxiliar de produção à gerente sênior, que atuarão em conjunto, contribuindo com ideias para a evolução dos processos que impactam a operação.
“Com essas informações em mãos realizaremos treinamentos com as lideranças e membros dos comitês que fazem parte do projeto. O objetivo é garantir que as equipes trabalhem de modo coordenado, compreendendo qual deve ser sua contribuição e responsabilidade, para alinhar a estratégia organizacional com a forma mais eficiente de atender nossos clientes”, explica.
O projeto tem prazo inicial de dois anos para execução e está sendo acompanhado de perto pelo conselho do Grupo, dada a importância que a área representa para as operações da empresa, que preza pela excelência no atendimento aos clientes.
“A Açotubo dobrou de faturamento nos últimos dois anos. Isso desafiou nossas estruturas de movimentação de materiais e a dinâmica de pessoas dentro da empresa. Por isso, é fundamental, aumentar a rapidez nas operações, proporcionar maior segurança no atendimento, melhorar a comunicação, padronizar processos e, acima de tudo, corresponder às expectativas dos clientes.” – José Nardi, gerente de operações e logística do Grupo Açotubo.