Dachser dá dicas para a passagem do evento, que aumenta a pressão sobre o já aquecido mercado de logística frente às condições desafiadoras por conta das restrições em tempos de pandemia
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O mês de fevereiro marca a chegada do Ano Novo Chinês (CNY). Com isso, o mercado de frete global já começa a se preparar, pois o feriado prolongado gera o fechamento de muitos negócios, a suspensão das operações em fábricas e as transportadoras costumam reduzir a capacidade de operação em resposta à queda na demanda.
No entanto, no período que antecede o feriado, os transportadores costumam aumentar os pedidos para reforçar estoques e as fábricas operam com capacidade total para concluir os pedidos. Essa alta de produtividade cria uma pressão extra para a logística de transporte, em um momento em que toda a cadeia de suprimentos já anda congestionada e representa um verdadeiro desafio para quase todas as indústrias.
Se a corrida de cargas antes do CNY costuma intensificar ainda mais o aquecido mercado de logística, neste ano, as condições de mercado serão ainda mais desafiadoras. Isso porque, somado ao impacto do CNY, serão realizados os Jogos de Inverno no país, de 4 a 20 de fevereiro, em Pequim. Outro ponto de impacto também é o surto da variante Omicron, que pode levar ao aumento de restrições no trânsito de mercadorias, como bloqueios de estradas, cancelamentos de voos e escassez de mão de obra quando os operadores ou motoristas estão em quarentena.
Frente ao cenário, a Dachser, um dos maiores operadores logísticos globais, se prepara para enfrentar os desafios e minimizar impactos nos negócios e na cadeia de suprimentos dos clientes não apenas durante o CNY, mas ao longo do ano de 2022.
ANO NOVO CHINÊS: IMPACTOS NA OPERAÇÃO DA DACHSER
A maioria das empresas, incluindo serviços governamentais na China, estará fechada durante os feriados oficiais, enquanto algumas fábricas podem fechar por um período mais longo ou reabrir com uma equipe reduzida. Os níveis normais de produção normalmente serão retomados após quatro a seis semanas. Todos os escritórios alfandegários em toda a China estarão fechados apenas durante os feriados nacionais listados acima. Para remessa para o leste, se chegar à China durante o feriado nacional do CNY, não haverá declaração alfandegária ou serviços de inspeção disponíveis.
Isso acontece porque o CNY é o maior festival da China. Simboliza o fim do inverno e o início de um novo ano no calendário lunar chinês. As pessoas voltam para suas cidades natais para reuniões familiares e celebrações antes do primeiro dia do Ano Novo Chinês e viajam de volta para seus locais de trabalho nas cidades após o feriado para começar a trabalhar novamente.
Neste ano, as datas dos feriados públicos do CNY nas localidades em que a Dachser atua na Grande China acontecem de 31 de janeiro a 6 de fevereiro. As exceções são Hong Kong e Taiwan, em que as emendas vão de 1 a 3 de fevereiro e de 31 de janeiro a 4 de fevereiro respectivamente.
O QUE PODE SER FEITO AGORA?
Tradicionalmente, o CNY traz um impacto substancial às capacidades de todos os tipos de transporte – aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário. E já que o mercado de logística será severamente desafiado durante a corrida de carga pré-CNY este ano, algumas dicas são importantes para manter-se atualizado, reagir rapidamente e planejar adequadamente.
- Crie um inventário mais profundo: as fábricas normalmente retomam seus níveis normais de produção quatro a seis semanas após o CNY;
- Leve em consideração os tempos de trânsito mais longos em seu planejamento: o mercado de frete global já está congestionado sem precedentes antes do CNY, por isso é importante elaborar um planejamento estratégico da cadeia de suprimentos com seu parceiro de logística de confiança;
- Planeje as partidas dos terminais na China alguns dias antes do início do feriado CNY – ou seja, 28 de janeiro de 2022: e certifique-se de que sua programação de produção atenda aos intervalos de tempo de entrada;
- Declare sua remessa assim que os dados obrigatórios estiverem disponíveis: certifique-se de permitir tempo suficiente para obter a liberação alfandegária final antes do Tempo Estimado de Partida (ETD).