Multilog Multilog

Comportamento dos motoristas ao dirigir pode determinar gestão de frota das empresas

Publicado em 15/05/2013

Tecnologia desenvolvida pela 3T Systems proporciona eficiencia logística e maior segurança no trânsito


Desde 1997, o tacógrafo de disco, aparelho que registra excessos de velocidade, passou a ser obrigatório em veículos de transporte de carga e passageiros. Se empregada corretamente, a tecnologia auxilia na gestão comportamental dos motoristas e proporciona mais segurança no trafego. “Porém, em muitos casos o aparelho não é utilizado de forma eficaz”, conta o gerente de desenvolvimento Eduardo Meirelles, da 3T Systems - empresa que oferece soluções de rastreamento. “Observamos que o instrumento é aproveitado apenas em perícias, ou seja, quando o acidente já aconteceu”, complementa. Equipamentos de telemetria são outra solução, porém, pouco utilizadas. “Além de complexos, o custo é muito elevado. O número de aparelhos instalados é desprezível em relação à frota brasileira”, explica Meirelles.

Para contornar o problema, A 3T Systems desenvolveu uma solução que avalia o comportamento do motorista ao volante baseando-se unicamente em dados informados pelo GPS do rastreador e dispensando sensores externos. O custo do 3T Inovação, nome da solução, é mais acessível se comparado a telemetria, vantagem inclusive para veículos de carga de menor valor agregado.

O 3T Visão mede a intensidade e freqüência das manobras, freadas, acelerações e curvas, analisa o tempo de permanência nas diversas faixas de velocidade e mensura quais são seus gastos reais e os riscos de acidentes. A avaliação do perfil do condutor é baseada em estatística das suas manobras. A performance é comparada, de forma simples e objetiva, ao perfil de um “condutor padrão”. Motoristas infratores são facilmente identificados pela ferramenta. “Este método é Ideal para a criação de um modelo de gestão de melhoria contínua e a simplicidade de instalação permite que embarcadores possam avaliar e selecionar, na própria operação, as transportadoras e agregados contratados”, finaliza.