Multilog Multilog

Compras pela Internet aumentam o movimento na FedEx durante as festas de final de ano

Publicado em 25/11/2013

Dia 2 de dezembro, conhecido como Segunda-Feira Cibernética nos EUA, deve ser o dia de maior movimento da história da FedEx 

A FedEx Corp. (NYSE: FDX) espera registrar o maior movimento de sua história em 2 de dezembro de 2013, dia que é conhecido nos Estados Unidos como Segunda-Feira Cibernética (Cyber Monday), quando transportará mais de 22 milhões de pacotes ao redor do mundo. O número representa um crescimento de 13% em comparação ao obtido no ano passado, e é estimulado pelo aquecimento das vendas on-line.

Na semana mais movimentada do ano, de 1 a 7 de dezembro, a FedEx estima transportar mais de 85 milhões de pacotes em todas as suas redes globais. Trata-se de um aumento de 13% em relação à semana de pico de 2012. Além das vendas gerais do comércio eletrônico, a comercialização de roupas, eletrônicos e produtos de luxo para uso pessoal também deverão incrementar os volumes de final de ano da companhia.

“Mais uma vez, nossa força de trabalho de mais de 300 mil funcionários em todo o mundo está pronta para fazer as entregas de final de ano”, diz Frederick W. Smith, chairman, presidente e CEO da FedEx Corp. “A vasta rede global da FedEx, aliada à nossa ampla carteira de soluções de envio, permite-nos atender a cada necessidade dos clientes nessa época tão movimentada do ano.” 

Em franca expansão mundialmente, as vendas do comércio eletrônico vêm crescendo aproximadamente quatro vezes mais do que as das lojas físicas. Apenas na América Latina, o comércio on-line deve totalizar mais de US$ 69 bilhões de dólares este ano, e chegar a US$ 100 bilhões em 2014. A equipe FedEx da  América Latina e Caribe de mais de 17 mil funcionários está pronta para servir aproximadamente 73 milhões de compradores on-line, uma região onde as vendas de final de ano devem estar aquecidas.  “A FedEx conhece o comércio eletrônico”, diz Juan N. Cento, presidente regional da divisão América Latina e Caribe da FedEx Express. “Fomos pioneiros não só nesse ramo, utilizando a tecnologia de nossa indústria para facilitar o rastreamento on-line dos envios, como também tivemos um papel importante na evolução das vendas via Internet ao redor do mundo.”

A FedEx espera reforçar sua força de trabalho com a contratação de milhares de trabalhadores temporários, que ajudarão a empresa a lidar com o aumento do volume de envios durantes as festas de final de ano.  Essa expectativa de aumento nos volumes e seu impacto foram contemplados no documento de estimativa de ganhos publicado pela empresa em setembro. 

 

Tendências do Varejo

            Em 2012 quase 60% dos internautas da América Latina compraram produtos via Internet. Para este ano a expectativa é de esta tendência de vendas on-line continue em alta durante a temporada de troca de presentes. Um estudo realizado pela Deloitte no ano passado indicou que 37% dos brasileiros pesquisados planejavam comprar os presentes de Natal deste ano usando seus tablets ou celulares.

 

Volumes da FedEx ao longo dos anos

            O volume de pacotes movimentados pela FedEx durante as festas de final de ano tem crescido regularmente ao longo dos anos. Abaixo, os números dos dias de pico da empresa desde 2007:

  • 17 de dezembro de 2007 – 11,5 milhões de envios
  • 15 de dezembro de 2008 – 12 milhões de envios
  • 14 de dezembro de 2009 – 14,2 milhões de envios
  • 13 de dezembro de 2010 – 15,6 milhões de envios
  • 12 de dezembro de 2012 – 17,2 milhões de envios
  • 17 de dezembro de 2012 – 19,9 milhões de envios