LogTalk LogTalk

D&D Distribuidora reduz em 70% o tempo de roteirização de entregas com soluções da MáximaTech

Publicado em 15/08/2022

Distribuidora utiliza o maxRoteirizador e o maxMotorista; antes disso, a distribuidora trabalhava com uma ferramenta que não atendia a todas as necessidades da empresa

Por Redação


Foto: Divulgação

A D&D Distribuidora é uma empresa que faz parte do Grupo GD7 e está na cadeia de abastecimento há mais de uma década, trabalhando com a distribuição de bens de consumo no estado do Ceará. Para atender melhor todos os clientes, a distribuidora é dividida em matriz, localizada em Eusébio, e duas filiais, que ficam em Forquilha e Juazeiro do Norte.

Assim, a D&D Distribuidora é a empresa responsável por atender a região sul do estado. Para dar mais agilidade e conseguir alavancar o processo logístico, a distribuidora utiliza o maxRoteirizador e o maxMotorista, aplicativos desenvolvidos pela MáximaTech, empresa especializada em soluções móveis para a cadeia de abastecimento, e que faz parte do Grupo Máxima.

Antes de usar as soluções logísticas da MáximaTech, a distribuidora trabalhava com uma ferramenta que não atendia a todas as necessidades da empresa. Dessa forma, não era possível ter informações acessíveis de maneira rápida e precisa e nem acompanhar a rotina de atividades dos motoristas.

Com o uso do maxMotorista, a D&D Distribuidora passou a ter mais controle sobre os processos, o que permite que os gestores auxiliem os colaboradores no dia a dia, além de facilitar a tomada de decisão. Isso porque a solução tem ferramentas que permitem o acompanhamento dos dados em tempo real, como:

  • Check-in e check-out no cliente;
  • Localização do motorista;
  • Controle de devoluções.

“O que eu enxergo com esse aplicativo é a agilidade das informações. Isso é primordial hoje em dia, porque agora eu consigo acessar tudo pelo painel de controle e antes eu precisava ficar ligando para o motorista para saber como estavam as entregas”, disse José Evandro, responsável pela logística da distribuidora.

Diante do uso da solução a produtividade do time de motoristas aumentou, e isso refletiu na rotina dos colaboradores. Com um uma equipe composta por 19 motoristas, cada um fazia uma média de 20 a 25 entregas por dia. Já com o auxílio da solução, eles conseguiram aumentar em até 40% a quantidade de entregas diárias.

E, em conjunto com o maxRoteirizador, a distribuidora passou a ter uma economia também no tempo de execução das tarefas. Antigamente, o processo de montagem de cargas acontecia de maneira mais lenta, pois era feito manualmente. Além de demorar mais, traçar a rota dessa forma também abre possibilidades para erros.

Agora que a roteirização é feita de maneira automatizada na D&D Distribuidora, a empresa conseguiu reduzir cerca de 70% do tempo gasto para executar essa tarefa. “O maxRoteirizador representa um ganho enorme para a gente, pois às vezes eu tenho uma rota que não é viável – seja por questões de cubagem, peso, entre outras questões – e a solução já me avisa de antemão. Eu não preciso mais ficar calculando esses fatores manualmente”, explicou Evandro.

Para o especialista em logística da MáximaTech, Fabrício Santos, investir nessa área é fundamental para ter mais assertividade na operação, e o propósito do Grupo Máxima é justamente auxiliar cada empresa a alavancar a cadeia de abastecimento. “Não podemos mais ignorar a importância de uma solução para facilitar a rotina e entregar informações de maneira rápida e certeira.”