LogFut 24 - Banner Home LogFut 24 - Banner Home

DHL Supply Chain fortalece logística de saúde com expansão em Osasco e transporte de vacinas 

Publicado em 17/07/2024

Companhia gerenciou seis campanhas de vacinação contra a gripe, transportando mais de 4 milhões de doses; em Osasco, empresa agregou novo cliente à operação com foco em equipamentos e insumos médicos e hospitalares 

Por Redação 

DHL Supply Chain fortalece logística de saúde com expansão em Osasco e transporte de vacinas 
DHL Supply Chain gerenciou seis campanhas de vacinação contra a Influenza no Brasil (Foto: Divulgação)

Em 2024, a DHL Supply Chain gerenciou seis campanhas de vacinação contra a Influenza no Brasil, transportando mais de 4 milhões de doses em 80 dias. As entregas, destinadas principalmente à rede privada, alcançam distribuidores, farmácias e clientes corporativos em 47 localidades do país. Segundo a companhia, as indústrias atendidas são farmacêuticas multinacionais.  

O transporte das vacinas tem requerimentos especiais, como temperatura controlada e monitorada, embalagens específicas e uma curta janela de entrega. Além disso, as doses devem estar nos pontos de venda antes do início das campanhas de imunização, que ocorrem, de forma geral, entre março e julho. 

Para a diretora de Operações da DHL Supply Chain, Fernanda Noleto, a logística de campanhas de vacinação contra gripe é “uma corrida contra o tempo”. “De forma geral, as doses são 100% importadas e, após passar pelo desembaraço e nacionalização, tem um intervalo para entrega muito curto, de menos de uma semana, para chegar com qualidade aos pontos de aplicação na rede privada”, disse. 

Ainda de acordo com a executiva, o alto volume e o cuidado com o controle de temperatura também são elementos importantes dessa operação. “É necessário todo uma mobilização de equipe, frota e rotas para atender estes requerimentos”, afirmou. 

Neste sentido, em 2024, a DHL Supply Chain intensificou a utilização de veículos com controle de temperatura nestes projetos, grande parte movimentados pela Polar, empresa especializada em transporte refrigerado da DHL, o que ampliou o raio de entrega rodoviária. Para o Norte e Nordeste, a companhia tem priorizado o modal aéreo, a partir de seu hub exclusivo no aeroporto de Guarulhos. 

Segundo a companhia, a operação de distribuição de vacinas apresentou um desafio adicional neste ano, com a implementação de uma nova operação completa, por meio de Santa Catarina, para um cliente, além do que já realizado em São Paulo. Esta solução foi desenvolvida em conjunto com o Centro Logístico Integrado Fastcargo (CLIF) — parceiro da DHL no desenvolvimento de soluções em Itapoá (SC).  

EXPANSÃO DA LOGÍSTICA PARA O MERCADO DE SAÚDE EM OSASCO 

A DHL Supply Chain também anunciou expansão da capacidade logística para o mercado de saúde em Osasco (SP). A empresa agregou um novo cliente à operação na cidade com foco em equipamentos e insumos médicos e hospitalares. 

 De acordo com a empresa, a nova operação foi desenhada para suportar os negócios de uma multinacional da indústria de equipamentos para cirurgias cardíacas e vasculares.  

A DHL Supply Chain é responsável desde a transferência dos portos e aeroportos para o CD por meio da Polar, passando pela recepção dos materiais, conferência, nacionalização — incluindo serialização e preparação para venda com manual local e etiquetas —, até a estocagem e expedição. Segundo a companhia, a operação é digitalizada e possui áreas com temperatura controlada. 

Para o vice-presidente de Life Sciences & Healthcare da DHL Supply Chain, Marcos Cerqueira, Osasco se consolidou como um importante polo para a logística de saúde de clientes atendidos pela DHL. “Com isso, conseguimos capturar sinergias e ter ganhos de escala que proporcionam uma logística, ao mesmo tempo, confiável e flexível para atender este mercado, que requer grande cuidado com a carga, monitoramento da temperatura e rapidez nas entregas”, disse. 

A DHL Supply Chain também executa o transporte rodoviário e aéreo, entregando para hospitais e distribuidores de todo o país. No modal aéreo, essas cargas são processadas no hub exclusivo da DHL no aeroporto de Guarulhos, facilitando o escoamento do produto. O plano logístico prevê ainda uma modalidade de entrega expressa, realizada em menos de 48 horas em capitais.