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E-commerce de sucesso: tecnologia na logística de entregas é a resposta

Publicado em 04/05/2022

Público brasileiro se tornou ativo no e-commerce, o que cria para a logística a necessidade de estar preparada para atender as demandas desse consumidor cada vez mais exigente

Por Redação


Arte: Divulgação

A pandemia do Covid-19 impulsionou a corrida das empresas brasileiras em busca de se reinventar e se adaptar para oferecer um serviço e uma experiência de excelência ao cliente que compra online. O e-commerce caiu nas graças do povo e, acima de tudo, se tornou o canal de escolha para muitos consumidores na América Latina durante a pandemia.

Nesse contexto, o Brasil é o país que mais cresceu em vendas na América Latina, de acordo com relatório do eMarketer.

O PANORAMA PÓS-PANDEMIA DO E-COMMERCE

Na pandemia, os decretos de lockdown tomaram conta do país, determinando o fechamento de parte dos comércios. Dessa forma, os lojistas partiram em busca de novos métodos. A venda online deixou de ser uma opção de canal de venda e tornou-se a única e mais efetiva.

O Brasil registrou um aumento de 400% no número de lojas que se adaptaram ao comércio eletrônico por mês durante o período da quarentena.

Antigamente, o desejo dos consumidores se limitava ao que era oferecido pelas lojas físicas, de um tempo pra cá e, certamente com os novos hábitos da pandemia, esse processo funciona de forma inversa: os desejos dos consumidores são apresentados em diversas plataformas e cabe aos empreendedores acompanharem.

Dados do panorama do "boom" do e-commerce no Brasil

Com os novos comportamentos de consumo e muito espaço para os comerciantes no ambiente online, a expectativa é que esse crescimento seja contínuo.

Ainda segundo dados da eMarketer, o continente americano continuará em primeiro lugar como o mercado de varejo eletrônico regional de crescimento mais rápido do mundo, com 25,6%, antes de cedê-lo ao Oriente Médio e à África até o final de 2022. Brasil, Argentina e México se manterão entre os cinco principais mercados, com 26,8%, 26% e 21,1%, respectivamente.

A LOGÍSTICA DE ENTREGAS APTA PARA OFERECER UM E-COMMERCE DE EXCELÊNCIA

A logística de uma loja virtual requer precisão, velocidade, tempo de resposta, além disso um serviço de pós-venda superiores às tradicionais para garantir a satisfação do consumidor.

Para auxiliar os gestores neste momento de explosão da adoção do e-commerce, a Fusion listou as três principais características de um comércio digital que geram impactos na logística de entregas e dicas de como solucioná-los. Confira:

  1. Variação e velocidade de compra e entrega

Em primeiro lugar, o tema velocidade da entrega virou sinônimo parnasiano de e-commerce. A loja virtual é acessada a qualquer momento, em qualquer lugar e de qualquer dispositivo, ao passo que nos leva à emissão de pedidos também a qualquer instante.

  • Qual o impacto? A dinâmica do principal canal de vendas do segmento (rotas fixas) – a qual os vendedores externos geram médias de vendas que não variam consideravelmente nem em volume, assim como em período – não atende ao e-commerce.
  • Solução: Assim como já foi discutido anteriormente, as rotas de entregas fixas são ineficientes e ultrapassadas. Com um roteirizador, seria possível planejar as cargas independentemente de vendas dentro de uma média, atendendo aos pedidos atípicos, fora de dias de entrega ou em volumes com grande variação.
  1. Digitalização da venda à entrega

A compra e venda do produto no e-commerce é digital, então, nada mais comum, que o cliente também busque informações sobre seu pedido digitalmente.

  • Qual o impacto? O temido “Cadê meu pedido?”. Por exemplo, a Fusion traz a realidade do vendedor, agora, no cenário do pós-venda. É uma típica informação que ele precisará buscar e fornecer ao seu cliente. 
  • Solução: O roteirizador é capaz de informar data e hora prevista de entrega, ainda assim, o aplicativo de indicação do motorista reporta cada status: “saiu para entrega”, “entrega se aproximando”, “entrega realizada” e etapas adicionais do pedido.

A integração garante a automação e o tempo real, para que o cliente acompanhe efetivamente uma espécie de timeline do pedido.

  1. Consumidor exigente

No início, os usuários do seu e-commerce serão Early-Adopters (consumidores abertos ao novo).

  • Qual o impacto? Estes clientes são mais exigentes por já possuírem experiências digitais com grandes players (Magalu, Submarino, Amazon etc.) em suas compras particulares. O nível de serviço precisa ser excelente para não causar desapontamento.
  • Solução: Além do roteirizador e app do motorista, é necessário monitorar ativamente suas entregas. Apenas soluções totalmente integradas e automatizadas como o Fusion DMS são capazes de realizar e cumprir com essas três necessidades e fornecer um monitoramento eficaz com equipes reduzidas.

Alertas de desvios do plano e atuação proativa do setor de monitoramento irão alavancar o nível de serviço mais do que o necessário.

Caso contrário, uma grande equipe precisará analisar veículo por veículo à procura de problemas, atrasos, desvios etc.

CONQUISTE ESTE CONSUMIDOR DIGITAL

A tendência mundial de compras via e-commerce cresceu em três meses bem como, em condições normais, levaria 10 anos, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

Prepare sua empresa para viver esse período de oportunidades, oferte ao seu cliente uma boa experiência de compra e conquiste os 70% dos consumidores que pretendem manter o hábito de comprar por canais digitais pós-pandemia conforme dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

E POR QUE A TECNOLOGIA É A RESPOSTA PARA O SUCESSO NO E-COMMERCE?

Hoje, a tecnologia na logística como ferramenta é fundamental para o desenvolvimento das tarefas, para visualização dos indicadores e, principalmente, para aumento das vendas e produtividade.

Com a redução de custos operacionais em até 30% no suporte às indústrias, distribuidores e atacadistas, o software Fusion DMS, se destaca como estratégia para a obtenção de vantagem competitiva, aumento de lucro e produtividade.

Foto: Conheça o Fusion DMS, software especialista em gestão de entregas capaz de gerar mais produtividade, melhorar nível de serviço e reduzir custos

Conheça as tecnologias Fusion

O conceito DMS não só oferece redução dos custos operacionais, como também melhoria do nível de serviço. O software roteiriza e otimiza o caminho das frotas, o que gera um aumento da eficiência no trabalho.

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