Multilog Multilog

EREA adquire 80% da Click Galpões para focar no segmento de last mile

Publicado em 22/01/2024

Transação representa passo significativo para a Tarpon Niche na criação de um ecossistema completo de soluções para o segmento de logística

Por Redação

EREA adquire 80% da Click Galpões para focar no segmento de last mile
Clarisse Etcheverry, CEO do Grupo EREA (Foto: Divulgação)

A EREA anunciou aquisição de 80% da Click Galpões, plataforma digital de galpões urbanos, para expandir a atuação do grupo de forma especializada no real estate voltado para operações logísticas e de last mile, focado inicialmente no estado de São Paulo.

De acordo com o comunicado, a transação constitui um passo importante para a Tarpon Niche, que adquiriu uma participação estratégica na EREA no ano passado, na construção de um ecossistema logístico abrangente e autônomo.

“A decisão por essa parceria representa a realização da minha visão de futuro para a Click Galpões. Estou muito animado com o que vem pela frente e muito feliz de fazer parte desse grupo tão renomado no setor”, disse o sócio-fundador da Click Galpões, Alex Maciel — que permanecerá à frente do negócio.

As empresas do Grupo EREA continuarão atuando de maneira independente, em três principais frentes de negócio:

  • EREA: Consultoria especializada em projetos de locação, venda de galpões e terrenos e projetos de expansão e BTS para ocupantes logísticos em nível nacional;
  • EREA PDS: Oferecendo serviços em engenharia e desenvolvimento imobiliário para projetos logísticos;
  • Click Galpões: Canal digital com foco em last mile.

Já a Tarpon Niche amplia o leque de empresas com foco no setor logístico por meio de mais um M&A. A nstech, outra empresa do portfólio da gestora, em três anos de existência, se consolidou como uma referência na América Latina em software para Supply Chain.

“Dentro deste movimento, que começou com a criação da nstech, a maior plataforma de tecnologia para logística da América Latina, reforçamos nosso comprometimento em não apenas construir e expandir as três empresas do Grupo EREA com profundo know-how e independência de atuação, mas também em solidificar nosso ecossistema de referência no mercado de logística, oferecendo soluções completas, incluindo real estate, que impulsionarão toda a cadeia e irão aprimorar a experiência do cliente”, avaliou Vasco Oliveira, fundador da Tarpon Niche.

De acordo com a companhia, a Click Galpões detém a maior base de dados de ativos imobiliários last mile do Brasil, atendendo a uma clientela diversificada, incluindo empresas de e-commerce, franquias, alimentos e bebidas, varejo e outros. A companhia dispõe de um portfólio de mais de 3,5 mil imóveis e um tráfego mensal de mais de 20 mil clicks na plataforma.

"Estamos dando passos decisivos ao realizar investimentos em tecnologia, inteligência de mercado, marketing e M&As que fortalecem integralmente todas as empresas do grupo, seguindo nossa visão de construir a melhor empresa focada em real estate logístico na América Latina”, destacou Clarisse Etcheverry, CEO do Grupo EREA. “É notável o quão visionário foi Alex Maciel ao identificar, anos atrás, a crescente tendência da logística urbana no mercado imobiliário brasileiro, sendo ele um grande pioneiro”, completou.

Desde o início das operações do Grupo EREA em 2018, a empresa alcançou importantes marcos, transacionando, gerindo e desenvolvendo mais de 5 milhões de m² de galpões.

CRESCIMENTO DO SEGMENTO DE REAL ESTATE LOGÍSTICO

De acordo com dados da EREA, em 2023, o Brasil terminou com um estoque de 35 milhões de metros quadrados locáveis em condomínios logísticos e vem crescendo a uma taxa média de 9,5% ao ano desde 2020. Foram entregues 2,2 milhões de metros quadrados de novo estoque, um crescimento de 65%.

Foram locados 4,2 milhões de metros quadrados em 2023, com destaque para os setores de logística (3PLs), e-commerce e industrial.

A vacância média no Brasil ficou abaixo de 10% e os preços de aluguel subiram 5,2%, acima da inflação.

A região Sudeste respondeu por 77% de todo volume locado em 2023 no Brasil, enquanto apenas o estado de São Paulo foi responsável por 52%.

CRESCIMENTO DO SEGMENTO DE LAST MILE

Nos últimos dois anos, o setor de comércio eletrônico experimentou uma expansão notável. Conforme apontam estatísticas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), projeções indicam um faturamento expressivo de R$ 185,7 bilhões para o mercado em 2023. Além disso, a associação revela que o volume de pedidos via e-commerce atingiu a marca de 368,7 milhões em 2022. Essa movimentação tem gerado um impacto significativo nos processos logísticos das empresas e impulsionado o setor de galpões logísticos para o segmento de last mile.