Assinatura Assinatura

Niche Partners anuncia investimento na EREA, consultoria com foco em Real Estate logístico

Publicado em 15/06/2023

Com o movimento, a Niche Partners assume participação relevante na EREA e marca a sua entrada no setor de Real Estate; o objetivo é impulsionar a consultoria imobiliária e torná-la líder neste mercado

Por Redação


 Clarisse Etcheverry, CEO da EREA (Foto: Divulgação)

Sócios da gestora de private equity Niche Partners, que pertence à Tarpon, anunciaram investimento na EREA, empresa especializada em consultoria imobiliária com foco em Real Estate logístico. O investimento envolve o capital próprio dos sócios da gestora e marca a entrada da Niche Partners no mercado de Real Estate.

Segundo a Niche Partners, a empresa identificou o forte potencial de crescimento a longo prazo da EREA, visando posicioná-la como líder no segmento e aportando tecnologia para potencializar o conhecimento especializado da companhia sobre a malha de ativos logísticos nacional. Por meio da aplicação de soluções inovadoras, a consultoria imobiliária poderá otimizar a eficiência operacional, aprimorar a tomada de decisões e oferecer um valor agregado maior para os clientes.

“A indústria de Real Estate ainda é predominantemente analógica e a transformação digital oferece uma forte vantagem competitiva. Dispomos de anos de experiência no desenvolvimento de soluções avançadas para o setor logístico, o que certamente trará benefícios significativos para a EREA”, explicou Vasco Oliveira, sócio e CEO da Niche Partners.

“Além disso, o conhecimento de gestão e planejamento estratégico da Niche Partners será fundamental para impulsionar seu rápido crescimento, mantendo-a como uma empresa enxuta e inovadora”, ressaltou o executivo.


 Vasco Oliveira, sócio e CEO da Niche Partners (Foto: Divulgação)

A EREA é uma consultoria especializada na estruturação de negócios, operações e projetos imobiliários. A companhia oferece soluções, incluindo expansão logística e BTS (Build-to-Suit), locação de galpões e last-mile, gestão de portifólios de real estate, serviços de desenvolvimento imobiliário, gerenciamento de obras, property services, venda de imóveis, participações societárias e portfólios. Também oferece suporte abrangente aos clientes, abarcando aspectos técnicos de projetos e engenharia, assessoria comercial completa e avaliações econômico-financeiras.

Desde o início de suas operações em 2018, a empresa alcançou importantes marcos, incluindo a locação de 2 milhões de m² de galpões, mais de 430 mil m² de locações de imóveis urbanos e vendas de ativos que totalizaram mais de R$ 1 bilhão. A empresa atua em todo o território nacional, tendo atendido mais de 300 clientes, em 23 estados e no Distrito Federal. A EREA tem planos de expandir sua presença nacional em breve, além de atuar em outros mercados relevantes.

"A decisão por uma aliança societária nunca é trivial, mas no caso da EREA e Niche Partners, a força de nossa sinergia e a semelhança de nossos valores nos deram a certeza de que a parceria irá beneficiar não apenas nossa empresa, mas também os nossos clientes. Acreditamos em nossa natureza disruptiva e no poder de transformação da tecnologia", disse Clarisse Etcheverry, CEO da EREA.

Com mais de 25 anos no mercado de logística, a Niche Partners é focada em construir histórias originais e apoiar empreendedores excepcionais. Um de seus investimentos de maior destaque é a nstech, com presença em mais de 10 países e uma base de mais de 60 mil clientes. Vale também destacar que a Tarpon é investidora em empresas renomadas como Sinqia, Kepler Weber e Omega Energia.

MERCADO DE LOCAÇÃO DE CONDOMÍNIOS

Conforme dados divulgados pela EREA, o mercado de locação de galpões logísticos no Brasil teve um resultado positivo neste 1º trimestre, tendo sido locados cerca de 1 milhão de m2, 18% acima da média do mesmo período dos últimos 5 anos, atingindo patamares semelhantes de 2020 e 2021, quando o mercado se beneficiou de uma forte expansão do e-commerce.

Em 2023 o novo estoque previsto é 22% menor do que o que foi entregue em 2022, atingindo os mesmos patamares de 2021, com cerca de 2,65 milhões de m² no Brasil. Os valores de locação para condomínios logísticos atingiram na média nacional preços pedidos na casa de R$ 23/m2 com taxa de vacância de 10,5%, sendo que dos 20 estados monitorados pela EREA, mais da metade encontra-se com taxa de vacância inferior a 5%.