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Erros de separação estão na mira de gerentes de Logística

Publicado em 09/04/2013

Segundo estudo divulgado pela Intermec, o problema gera prejuízos anuais e afeta margem de lucro das empresas


De acordo com estudo realizado pela Intermec, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de transmissão de dados entre a cadeia de suprimento, os centros de distribuição estão perdendo uma média de 390 mil dólares por ano devido aos erros de separação. Para o estudo, foram entrevistados 250 gerentes de Logística nos EUA, Reino Unido, França e Alemanha.

O estudo aponta que a pressão para aumentar a eficiência e baixar os custos sempre se renova, e a demanda por processos de distribuição sem erros nunca foi tão alta. Atingir as metas de produtividade é essencial para melhorar as margens de lucro. Este é o motivo pelo qual mais da metade dos gerentes (59%) estão se voltando para a medição da “Separação Perfeita” como métrica para identificar áreas de melhoria.

A pesquisa mostra que o custo médio de erros de separação está em torno de 22 dólares, com mais da metade das empresas (52%) relatando que a taxa de acuracidade de separação é menor que 97%. Mais de 19% nem sequer mede os custos de erros de separação, o que sugere que as perdas acumuladas para a cadeia de abastecimento pode ser ainda maior.

Sem surpresa, as empresas que recentemente reviram seus processos de fluxo de trabalho encontraram na separação (47%) uma área-chave na qual a redução de custos poderia ser mais facilmente alcançada. Para aqueles que usam a métrica "A Separação Perfeita", as oportunidades para redução de custos são mais claras, com carregamentos completos (43%) que parecem ser o ponto de partida mais rentável.

Melhorar as margens de lucro no centro de distribuição:

• 79% dos gerentes foram encarregados de reduzir os custos em uma média de 19%, e por causa disso, estão prestando mais atenção aos processos e tecnologias;

• 74% dos gestores acreditam que o aumento da automação dentro do centro de distribuição teria o maior impacto no crescimento da rentabilidade. O mesmo percentual dos entrevistados também acredita que isso seja verdade para a adoção de novas tecnologias;

• Apesar disso, 51% dos entrevistados acreditam que a garantia de adoção de novas tecnologias por parte dos trabalhadores é um "grande desafio", o que significa que qualquer nova tecnologia deve ser intuitiva e simples de usar. Enquanto 49% afirmam que é muito difícil ter a capacidade de identificar as áreas no centro de distribuição onde o investimento produziria os melhores resultados;

• 68% acreditam que a mobilidade e a flexibilidade dos trabalhadores são essenciais para melhorar a rentabilidade. Este sentimento é mais forte nos EUA (76%) e Reino Unido (84%).

 

Tecnologia no local de trabalho:

• Apesar do reconhecimento dos benefícios que as novas tecnologias e automação podem oferecer, 23% das empresas ainda estão usando papel para conduzir processos de centro de distribuição;

• Apesar do uso contínuo de papel, a grande maioria das empresas concorda que o uso de tecnologia atual é necessário para melhorar o desempenho do centro de distribuição. Dispositivos multifuncionais, por exemplo, são vistos por 72% dos gestores como críticos para assegurar que os trabalhadores tenham flexibilidade e estejam equipados para fazerem mais.

• Tendências crescentes de tecnologia, tais como o RFID são utilizadas por mais da metade dos gestores (52%). Esta visão é mais elevada na Alemanha (60%). Aproximadamente 24% de todos os gestores usam atualmente trabalho Voice-Directed.

"Esta pesquisa reafirma o quanto os níveis de serviço ao cliente e rentabilidade global de negócios são afetados pelo não cumprimento das métricas ‘A Separação Perfeita’. Se não houver gerenciamento, isso vai continuar a erodir o desempenho e as receitas globais. Enfrentando estas perdas e considerando a redução de custos que devem ser alcançadas nos centros de distribuição, a contínua resistência quanto aos processos e as ferramentas que podem fazer a diferença não devem mais ser uma opção”, afirma o Diretor de Marketing da Indústria para Operações em Centro de Distribuição da Intermec, Bruce Stubbs.