Multilog Multilog

Estudo revela que São Paulo receberá 2,6 milhões de m² em condomínios industriais e logísticos até 2013

Publicado em 11/10/2012

Um estudo realizado pela Herzog Imóveis Industriais e Comerciais – empresa com 30 anos de experiência, especializada na comercialização e administração desses empreendimentos - prevê que o mercado receba aproximadamente 900 mil metros quadrados durante o segundo semestre de 2012, ultrapassando o que foi entregue em todo o ano passado, 727 mil m². Em 2013, esse número chegará a 1,7 milhões de m², de acordo com as projeções da empresa.

Embora em alguns setores da construção civil os cronogramas de projetos tenham sido revisados e os lançamentos diminuído, esse é um segmento que vem apresentando crescimento ao longo dos anos. De acordo com o levantamento feito pela Herzog, o estoque de condomínios industriais e logísticos chegará a 4,8 milhões de m² até o final de 2012, o que representa um crescimento de 400% em relação a 2006, quando era de 1,2 milhões de m².

O estudo contempla as cidades localizadas em um raio de até 150 quilômetros da capital. Do cronograma de projetos previstos para os próximos 18 meses, 72% está localizado no interior de São Paulo. Os novos imóveis se concentrarão principalmente nas rodovias: Dom Pedro, Regis Bittencourt, Anhanguera e Bandeirantes.  Somente nos primeiros seis meses deste ano o mercado recebeu 386 mil m² de área construída desse tipo de empreendimento.

Mesmo diante do aumento do número de condomínios industriais e logísticos, a taxa de vacância apresentou queda, confirmando o cenário positivo para quem investe nessa área, passando de 12,13% em 2011, para 10,31% no primeiro semestre de 2012. Como consequência dessa redução, o valor médio de locação subiu de R$ 22,35/m² para R$ 23,44 /m². "Mesmo com a forte absorção do estoque entregue nos últimos meses, o que refletiu numa valorização de 5% se comparado ao último semestre, o mercado tende a se estabilizar", explica Simone Santos, diretora de serviços corporativos da Herzog.

Entre as vantagens oferecidas para as empresas que escolhem esse tipo de imóvel, está o custo compartilhado de manutenção, segurança, limpeza, infraestrutura, além da área comum compartilhada com refeitório, ambulatório, auditório e salas de reunião. Para uma melhor liquidez, já que agora o inquilino começa a ter a opção de locar os espaços, o condomínio industrial e logístico, precisa atender algumas especificações básicas como: piso com capacidade superior a 5t/m², pé direito superior de 12 m, docas, amplo estacionamento, pátio para carretas e, principalmente, ter localização que ofereça fácil acesso pelas principais rodovias do País.