Multilog Multilog

Gerenciamento de riscos auxilia na diminuição do roubo de cargas no Brasil

Publicado em 15/02/2013

Insegurança nas rodovias exige investimento por parte das empresas

 

Responsáveis pelo transporte de 60% das cargas do país, as rodovias são frequentemente alvo de quadrilhas de roubos e furtos de mercadorias. Diante desse cenário, os transportadores têm utilizado vários meios para burlar os receptadores de cargas nas estradas. Uma medida que tem surtido bastante efeito é o gerenciamento de risco, que, com medidas preventivas, agrega valor à logística, maximiza a segurança da carga transportada, antecipando medidas de segurança para detectar e prevenir riscos nas operações de transporte de produtos. 

Cyro Buonavoglia, presidente da Gristec (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento), explica que o gerenciamento inicia-se no momento em que se contrata o frete, passa pela seleção do colaborador e só termina com a entrega da carga no destino certo.

Atualmente o mercado oferece vários mecanismos de segurança disponíveis para reduzir as ações criminosas, disponíveis e/ou necessários de acordo com o porte das empresas. Monitoramento em tempo e percurso integral, programas de prevenção de acidentes, escolta e análise do perfil dos motoristas carreteiros são algumas das possibilidades de investimento com resultados garantidos no melhor gerenciamento de riscos.