Multilog Multilog

Intermec fornece computadores e impressoras para CD da Dafiti

Publicado em 16/10/2012

Com 500 marcas diferentes no portfólio e 62 mil produtos à venda, a Dafiti, loja de calçados, roupas e acessórios online decidiu automatizar seus centros de distribuição, parte estratégica para o negócio de comércio eletrônico, para dar velocidade às suas operações. A empresa estruturou a sua operação com a oferta de frete grátis e garantia de troca de produtos sem uso em até 30 dias corridos após o recebimento da compra e precisa contar com uma operação baseada em sistemas e hardware confiáveis para Identificação automática e captura de dados (AIDC) era fundamental.
 
A loja virtual movimenta dezena de milhares de caixas por dia a partir de sua unidade de estocagem em Jundiaí, com sete mil metros quadrados. O Centro de Distribuição abriga todos os produtos comprados pela empresa que são estocados até a venda e envio dos pedidos em até 24 horas após o fechamento do pedido. No período que antecedeu o início do processo de automação, entre os meses de janeiro e junho de 2011, a empresa iniciou o processo de montagem do centro de distribuição com consultoria da Quebeck, para desenvolvimento do processo de Site Survey e homologação dos equipamentos da Intermec com o sistema Uniconsult para habilitá-los a participar da concorrência.
 
O processo de Site Survey, realizado pela Quebeck, parceira Intermec, consistiu em um amplo estudo de viabilidade da tecnologia quando foram definidas as métricas para o projeto do Centro de Distribuição, levando em consideração a capacidade de operação e qualidade da rede sem fio, receptividade de sinal para operações envolvendo AIDC e garantia de performance para validar a escolha do espaço para montagem definitiva da operação logística.
 
A escolha pelos coletores de dados CK3 e pelas impressoras de código de barra modelo PD41 levou em consideração a robustez dos equipamentos Intermec, características de preservação de investimento, leitura de códigos em várias direções, manutenção, e pós venda bem-estruturado.
 
A operação conta com 97 coletores de dados em toda a operação de armazéns, expedição e inventário. O CK3 é um computador portátil, altamente flexível para acompanhar a evolução das necessidades de captura de dados e comunicação.
 
O processo, que durou três meses, contou com investimento de R$ 250 mil. Para Fernando José da Silva, gerente de contas da Quebeck, o cuidado em estruturar a operação para suportar o crescimento arrojado que a Dafiti programou desde o início representou o grande desafio do projeto e um dos pontos fortes com a adoção de tecnologia Intermec que auxilia na busca pelo aperfeiçoamento do desempenho operacional, simplifica o suporte de TI e controla os custos de operação.