Intermodalidade: Grupo Simpar quer expandir logística com ingresso em ferrovias

Publicado em 07/02/2022

Aposta em diferentes modais se insere no conceito de logística ponta a ponta (end to end), a busca pela integração na cadeia de fornecedores para melhorar a eficiência operacional

Por Redação | Informações de Broadcast


Foto: Divulgação

O CEO da JSL, Ramon Alcaraz, defende a intermodalidade como um dos principais caminhos para reduzir o custo Brasil. Em entrevista ao Broadcast, o executivo disse ser a favor de outros modais e que sua controladora, a Simpar, estuda diversas oportunidades baseada nesse conceito.

“O custo Brasil só vai cair com o aumento da intermodalidade. O grupo Simpar vem buscando alternativas e oportunidades para investir com esse conceito, inclusive ferrovias, por que não?” – Ramon Alcaraz, CEO da JSL.

A aposta em diferentes modais se insere no conceito de logística ponta a ponta (end to end), a busca pela integração na cadeia de fornecedores para melhorar a eficiência operacional.

A avaliação de projetos ferroviários acontece em um momento de expansão do setor, com a aprovação recente da lei que permite a construção de ferrovias pelo regime de autorização. Neste modelo, 100% do risco fica nas mãos da iniciativa privada.

Alcaraz comenta que, para grandes distâncias e volumes, como acontece no agronegócio e na mineração, as ferrovias “fazem mais sentido”. “Mas, no geral, é claro que não haverá transporte ferroviário sem as rodovias para cumprir a última etapa do percurso.”

Ele cita como exemplo da estratégia de diversificação de modais da Simpar a concessão de dois terminais portuários na Bahia vencida em 2020 pela CS, braço de atuação no setor público do grupo. “Somos completamente a favor da intermodalidade.”

Em entrevista ao Broadcast em agosto, o CFO Denys Ferrez disse que o grupo tem interesse nos Correios, mas que só será possível falar de uma eventual proposta quando sair o edital do leilão. O conglomerado fundado por Julio Simões também vem se preparando para entrar em concessões de rodovias, o que inclui projetos que já estejam em operação – conhecidos como brownfield – e aqueles que demandam investimentos para novas construções

 

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