Assinatura Premium Assinatura Premium

Juntas, FedEx e Microsoft criam sistema de rastreamento

Publicado em 21/05/2020

Novo produto anunciado pelas empresas vai permitir rastreamento de mercadorias com precisão. Clientes poderão se antecipar para evitar atrasos

 

Em tempos de distanciamento social, uma preocupação recorrente de empresas e consumidores é com a entrega dos produtos comprados pela internet. Ou seja, ao lado do comércio eletrônico, a logística (especialmente a urbana) se tornou um assunto da moda no mundo corporativo.
Uma recente parceria no mundo corporativo aumentou essa percepção pela defesa da logística: a união entre a rede logística da FedEx e à computação em nuvem da Microsoft. O resultado é um novo produto para rastreamento quase em tempo real de entregas.

Batizado de FedEx Surround, a solução permite que os varejistas – e empresas de outros setores – melhorem a visibilidade de suas cadeias de suprimentos, aproveitando os dados para impulsionar o gerenciamento da logística e de estoque. O objetivo é criar oportunidades para seus clientes por meio de um conjunto de ofertas distribuídas pela Azure e Dynamics 365. Elas irão utilizar analytics e dados para reinventar os aspectos mais críticos da experiência do comércio e permitir que os negócios melhorem sua competitividade no atual cenário digital em crescimento. 
Os clientes da FedEx não terão custo adicional para ter acesso ao novo produto, que deve estar disponível no segundo semestre.

 

“Juntamente com a Microsoft, vamos combinar o imenso poder da tecnologia com a grande escala de nossa infraestrutura para ajudar a revolucionar o comércio e criar uma rede para o que vem a seguir para nossos clientes.” - Frederick W. Smith, CEO da FedEx.

 

A nova aliança estratégica representa um compromisso de longo prazo entre a FedEx e a Microsoft, em busca de fornecer inovação, colaborar no desenvolvimento de produtos e compartilhar experiência.

O produto também deve ser vantajoso para as empresas que têm urgência em seus pedidos e não podem permitir que suas remessas atrasem. O sistema desenvolvido por FedEx e Microsoft usa inteligência artificial para fornecer aos clientes informações sobre a situação do comércio global, desafios climáticos, desastres naturais, problemas com a liberação das mercadorias e endereços incorretos.
“Esse nível sem precedentes de insights orientados a dados dará aos clientes do FedEx Surround a oportunidade de intervir cedo e agir para evitar lentidão logística e reduzir o atrito e os custos”, afirma a Microsoft em comunicado.

 


FedEx e Microsoft têm concorrente em comum

As duas empresas competem com a Amazon. A FedEx viu a empresa de Jeff Bezos crescer em tecnologia e infraestrutura para delivery e se tornar sua principal rival. Já a Microsft, que investe em computação em nuvem, tem a AWS, braço tecnológico da Amazon, como uma de suas principais competidoras.
A parceria dá às duas empresas mais munição na competição contra a gigante varejista. Segundo a Microsoft, este é só o começo da união e outros produtos serão lançados em conjunto.

Segundo o CEO da Microsoft, Satya Nadella, a Microsoft vai aplicar sua tecnologia para “criar novas experiências de comércio que transformar a logística”.


“Agora, mais do que nunca, as empresas contam com uma cadeia de suprimentos eficiente para permanecerem competitivas e aberta aos negócios.”