LogTalk LogTalk

Last mile: roteirizador avançado otimiza a gestão de entregas

Publicado em 17/12/2020

Nova solução vai otimizar o planejamento de entregas, dando mais flexibilidade e eficiência às operações 

 


A plataforma de gestão de entregas terceirizadas da empresa Hivecloud, o 3PL, conta agora com mais um produto: o HiveFusion, solução de Roteirização Avançada para entregas fracionadas no last mile.

Este sistema, que coleta os dados das entregas cadastradas, será responsável por fazer o cálculo dos melhores roteiros para os veículos que seguirão viagem rumo aos destinatários. O algoritmo avançado presente no sistema vai garantir que sejam respeitadas as janelas de entrega dos clientes, que são um importante fator no nível de serviço que a solução presta ao mercado.

A nova função reforça a performance do 3PL que já oferecia gestão de alto desempenho sobre fretes terceirizados, uma vez que todo o processo de cálculo dos roteiros considera diversos fatores, como as restrições específicas de uma localidade, cargas perigosas, restrições de zonas de risco, vias que não sejam adequadas para o tipo de veículo/carga, nível de prioridade que cada entrega possui, dentre outras.

Ainda assim, o gestor logístico tem liberdade para definir o planejamento das suas entregas, a partir do resultado completo que a funcionalidade de Roteirização Avançada entrega. Entre os benefícios, há o processo de montagem de carga coerente com as rotas, que é relevante para a operação logística das empresas, provendo mais flexibilidade e agilidade neste processo.

Contudo, o benefício mais esperado pelas empresas é a redução da conta frete, uma vez que o HiveFusion proporciona de imediato mais economia com combustível, já que os veículos seguirão rotas mais inteligentes, rodando menos quilometragem sem abrir mão do nível de serviço ao cliente final e atendendo às janelas de entrega.

Com a Roteirização Avançada presente no portfólio da Hivecloud, o gestor logístico garante a digitalização de todas as etapas logísticas da sua empresa, seja ela uma indústria, um e-commerce, uma atacadista ou distribuidora. Demais funcionalidades também contemplam a plataforma Hivecloud:


Cotação automática de frete com transportadoras já cadastradas no sistema e com empresas que fazem parte do Fretelink, uma plataforma de cotação on-line;
Solicitação de coleta automática via plataforma web com a transportadora escolhida para fazer o transporte;
Monitoramento em tempo real do processo de entrega, com recebimento de notificações sobre todas as ocorrências além do registro do comprovante de recebimento;
Auditoria de frete automática realizada em três etapas (serviço prestado e pré-calculo validado com CTe emitido pela transportadora) para apontar divergências entre documentos e evitar pagamentos indevidos, integrando automaticamente com o Contas a Pagar e o Fiscal do ERP;
Relatório de desempenho completo com as principais estatísticas de mercado como o OTIF (On Time Full) base nas operações realizadas pela empresa.

Consequentemente, com todas essas funções, a empresa que conta com a plataforma 3PL consegue eliminar gargalos antes provocados por atividades manuais, otimiza a rotina da sua equipe, melhora o desempenho das entregas de mercadorias ao nível de prazo e atendimento e reduz custos com transporte em 11%.

O HiveFusion é um software de Roteirização Avançada desenvolvido pela Fusion S/A, empresa especialista na gestão de carga fracionada e recentemente adquirida pelo grupo Praxio, do qual a Hivecloud também faz parte.