Linx e parceiros desenvolvem solução de RFID para a Memove

Publicado em 29/03/2012

A Valdac Global Brands (VGB), detentora das marcas de fashion retail “Siberian” e “Crawford”, tornou-se a primeira empresa do segmento no Brasil a lançar uma nova marca, a “Memove”, que adota em toda a sua cadeia produtiva a identificação via radiofrequência, tornando-se um case de referência mundial em RFID (identificação por radiofreqüência). A tecnologia possibilita redução de custos e ganhos de agilidade e logística nas operações de movimentação e controle de produtos nos centros de distribuição (CD).

O projeto, iniciado no primeiro trimestre de 2011, culminou no lançamento da marca Memove, que chega ao mercado para apresentar uma nova forma de relacionamento com o público, além de uma experiência de compra inovadora, em ambiente agradável e aliado a tecnologias de ponta. No projeto, a Linx realizou a integração dos sistemas PDV e ERP com os equipamentos de RFID, ficando também responsável pela consultoria e toda a automação do Centro de Distribuição da VGB, em São Paulo.

Segundo Jean Carlo Klaumann, diretor-geral da Linx Sistemas, os benefícios da solução podem ser percebidas nas diferentes fases do negócio. “A implantação dos sistemas de radiofrequência em todas as etapas da produção permitiu à Memove reduzir custos, ganhar agilidade e otimizar a logística nas operações de movimentação e controle de produtos no centro de distribuição. Na loja, o sistema permite uma nova experiência de compra ao cliente, que pode optar pelo autoatendimento ou a compra direto no caixa” afirmou o executivo.

A tecnologia RFID é também uma forte aliada do varejista para lidar com a gestão do estoque na sazonalidade. “O lojista saberá com precisão a situação de cada mercadoria desde a chegada no centro de distribuição até o recebimento e a gestão dos produtos na loja, tornando possível um melhor planejamento de vendas e uma rápida identificação de qualquer anomalia no estoque. Como resultado, ele ganha mais agilidade na tomada de decisões e consegue evitar perdas”, explica Nercio Fernandes, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Linx.

De acordo com Nercio, todo setor que lida com produtos em grande escala e com diversidade de referência poderá se beneficiar: “Esse é um projeto pioneiro, inovador e ambicioso. Por isso estamos investindo e utilizando o que há de mais moderno no mercado, tornando-nos referência no segmento, além de suprir as necessidades dos nossos clientes”.

Segundo o presidente da holding VGB (Valdac Global Brands), Dácio Oliveira, a identificação via radiofrequência permite maior controle dos SKUs (Stock Keeping Units) comercializados, quebras operacionais, entre outras funções feitas manualmente ou sem integração com um software de gestão. “Além disso, os produtos são monitorados desde o fabricante até sua chegada ao centro de distribuição, às lojas e ao consumidor final”, destaca o executivo.

Oliveira considera também que os benefícios voltados aos clientes são inúmeros. Para otimizar o tempo durante a visita à Memove, por exemplo, o consumidor tem à disposição o sistema de fast check-out: um caixa expresso para pagamento com cartão de débito ou crédito, que faz a leitura do preço das roupas à distância. “Tudo isso é possível graças ao sistema RFID. Além disso, a marca oferece práticas sustentáveis em todas as suas lojas. Os espaços são equipados 100% com iluminação LED, o que garante maior aproveitamento da energia elétrica e menor consumo de ar-condicionado. O sistema de som é o moderno Bang & Olufsen e o piso foi produzido com material reciclado”, afirma.

A Haco, líder na América Latina na produção de etiquetas de código de barras e uma das pioneiras na produção de etiquetas RFID, é uma das parceiras do projeto e será a responsável pela produção das peças. “Dentre as principais vantagens dessa tecnologia estão a otimização da logística de distribuição, com alto volume de processamento de peças/dia; agilidade no atendimento ao consumidor; inventário automatizado, confiável e muito mais rápido; entrada e reposição de mais mercadorias em menos tempo; redução dos custos operacionais, erros e processos manuais; rastreabilidade e informação detalhada da cadeia de fornecimento; além do aumento das vendas por meio de sistemas de inteligência de varejo e BI”, explica o CEO da empresa, Alexander Stefan Dattelkremer.

Outra empresa parceira é a Synergy, companhia desenvolvedora de componentes e projetos nos segmentos de RFID e RTLS (rastreamento e localização em tempo real por rádiofrequência), a qual forneceu a infraestrutura de hardware e software middleware RFID para o projeto Memove. Segundo o diretor da empresa, Mauricio Strasburg, a partir do momento que o RFID é implantado, os processos se tornam muito mais eficazes desde o recebimento no centro de distribuição (conferência de mercadorias) até o inventário e expedição. Além disso, agiliza o recebimento e verificação de mercadorias na loja, bem como a transferência do estoque, o POS tradicional e assistido (autoatendimento), EAS (prevenção de perdas), Indicação (contagem de mercadorias que entram nos provadores) e ainda o inventário da loja.

“Com essa nova solução, temos uma enorme vantagem frente ao mercado, pois ela completa todo o ciclo, oferecendo maior competitividade e benefícios significativos para as empresas. Além da melhoria das operações e a maior visibilidade sobre os processos para a tomada de decisões estratégicas, há também a possibilidade de inovar em serviços, um importante diferencial para o consumidor”, conclui Jean Carlo Klaumann.

Fonte: ITWeb