LogTalk LogTalk

Lockers InPost são lançados no Brasil

Publicado em 03/02/2017

Sistema promete ser a opção mais acessível de entrega para e-commerce

Os lockers InPost, sistema de entregas para e-commerce, chegaram ao Brasil. O serviço 24 horas foi lançado nas capitais Rio de Janeiro e São Paulo e quebra os paradigmas do transporte de e-commerce convencional.

Usualmente instalados em pontos de grande circulação, os lockers são automatizados para que o consumidor possa buscar sua encomenda no momento que lhe for mais conveniente. Em menos de 10 segundos, o cliente pode retirar a mercadoria usando um QRCode recebido via e-mail.

Com o serviço, a modalidade de compra Click & Collect (aquisição online, retirada física) deve oferecer às lojas uma opção de entrega mais barata, além de viabilizar a compra para pessoas que não possuem CEP ou moram em áreas onde não há possibilidade de entregas. Na Europa, o Click & Collect é utilizado por cerca de 54% dos consumidores de acordo com a InPost.

O sócio da InPost Brasil Marco Antonio Beczkowski explica que a opção deve ser incluída pelas lojas online por apresentar vantagens tanto para o consumidor quanto para o vendedor e transportador. “A última milha é a parte mais cara do frete, chegando a até 70% do custo total. Enquanto uma equipe consegue entregar menos de 100 encomendas em domicílios, nos lockers é possível realizar mais de 700 por dia”, pontua.

Utilizando os lockers, fica mais fácil para a loja oferecer a oferta do frete grátis. “Isso faz ainda mais sentido agora que os Correios irá descontinuar o eSedex”, diz Beczkowski.

Cada locker oferece três tamanhos padrão (P, M e G) com possibilidade de customizar para tamanhos específicos. Segundo Beczkowski, o plano é iniciar em 2017 a produção nacional dos lockers. “Até o final do próximo ano, esperamos ter 200 unidades em funcionamento podendo receber mais de 14.000 encomendas por dia. Além do Rio de Janeiro e São Paulo, que juntas representam quase 50% do e-commerce do Brasil, buscaremos outras localidades com demanda para o produto”, aponta.