LogTalk LogTalk

Manobras portuárias da Wilson Sons cresceram 2,3% em junho

Publicado em 11/07/2022

Dado é em comparação ao mesmo período de 2021; segundo a companhia, a alta no período foi impulsionada pelo aumento de cargas em geral, celulose, petróleo, bauxita e grãos 

Por Redação


Foto: Divulgação

A Wilson Sons divulgou aumento de 2,3% nas manobras portuárias em junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2021. Segundo a companhia, o crescimento no período foi impulsionado, principalmente, pelo aumento de cargas em geral, com foco em celulose, petróleo, bauxita e grãos. Além disso, a Wilson Sons também iniciou a operação do novo rebocador WS Centaurus.

Outro dado divulgado foi o aumento de 30,7% no total de dias em operação das embarcações de apoio offshore, por meio do início de novos contratos. As atracações de embarcações nas bases de apoio offshore também cresceram 57,9%, devido ao aumento nas operações regulares com novos contratos.

Nos terminais de contêineres Salvador e Rio Grande, o destaque foi o crescimento da cabotagem (movimentação costeira de cargas). No Tecon Salvador, a cabotagem cresceu 13,7%, devido aos maiores volumes de arroz, químicos e carnes diversas. Já no Tecon Rio Grande, o aumento foi de 5% da cabotagem, com uma escala a mais e incremento nos volumes de bens de consumo. 

Em junho, a Wilson Sons ampliou em 33% a capacidade operacional do Tecon Santa Clara, terminal fluvial da companhia, que opera de forma integrada ao Tecon Rio Grande. A ampliação ocorreu após a troca da barcaça Trevo Roxo, com capacidade de 120 TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés), pela barcaça Guaíba, de 160 TEU.

De acordo com a empresa, o incremento da navegação interior é um importante aliado no desenvolvimento de projetos logísticos mais sustentáveis, já que o uso do modal contribui para a redução na emissão de gases de efeito estufa.