LogTalk LogTalk

Mercedes-Benz firma sociedade com o TruckPad

Publicado em 21/12/2017

Startup está revolucionando o transporte de cargas no país por meio de tecnologia e inteligência de mercado

A Mercedes-Benz se associa ao TruckPad, aplicativo que conecta o caminhoneiro autônomo à carga. Oficializada no mês de dezembro, a parceria reconhece os benefícios que a startup pode trazer para a maior fabricante de veículos.

O TruckPad vem, desde 2013, promovendo a inclusão digital nas estradas brasileiras e revolucionando o sistema de transporte de cargas no país, o que resulta em aumento da produtividade do setor e a consequente melhoria da qualidade de vida desses caminhoneiros autônomos.

Empresas de transportes, indústrias, atacadistas e comerciantes se beneficiam do trabalho do TruckPad, que traz melhoria na performance logística dos clientes, aumentando o nível de serviço operacional e reduzindo custos com transporte de cargas.  “Somos uma plataforma disruptiva”, afirma Carlos Mira, idealizador do aplicativo.

Do outro lado, caminhoneiros chegam a faturar até 50% a mais com seus caminhões quando passam a utilizar o app para localizar um próximo frete. “Pelo aplicativo eu peguei uma carga por R$ 1.500 de frete. Nas agências de carga, por esse mesmo transporte, os atravessadores pagavam apenas R$ 1.100”, comenta o motorista Ademir Rogerio Hofmann, de Porto Alegre.

Por ser o primeiro marketplace de contratação de caminhoneiros do país, o TruckPad tem um enorme banco de dados com informações sobre os motoristas de caminhão que circulam por todo o país.  A inteligência do app consegue mapear e saber muito sobre o comportamento dos caminhoneiros nas estradas, suas necessidades e preocupações. Atualmente, são mais de 600 mil downloads do app e mais de 8 mil empresas que utilizam essa plataforma.

O diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, Ari de Carvalho, diz que a empresa entende os benefícios que o TruckPad pode trazer. “Nós temos o mote ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve’ e o aplicativo é a ferramenta que operacionaliza a captação das opiniões e sugestões dos caminhoneiros nas estradas e faz a interface com a marca, além de ser um canal onde caminhoneiros podem, no conforto de sua cabine do caminhão, comprar peças e serviços online.”

A parceria entre as duas empresas existe desde 2016, com a participação do TruckPad no programa de aceleração startup AutoBahn, um canal de via rápida de relacionamento das empresas do grupo com startups. Na ocasião, o TruckPad concorreu com cerca de 300 outras empresas e ficou entre os oito finalistas, sendo o único brasileiro.