Assinatura Premium Assinatura Premium

Movimat se torna Salão Internacional de Logística Integrada

Publicado em 21/05/2015

Feira está toda remodelada para atender à evolução do mercado de logística e terá atrações como conferência, rodada de negócios, show de empilhadeiras, ilhas temáticas e armazém modelo

A logística é um dos grandes gargalos para o desenvolvimento econômico brasileiro. Enquanto o custo de logística representa 12% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, no Brasil, esse valor é de 17%, demonstrando o quanto ainda é preciso ser feito para que o País evolua em competitividade. Por outro lado, até 2016, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estima investimentos superiores a R$ 110 bilhões, no setor de logística.

Para atender à evolução desse mercado, impulsionada pelo crescimento do comércio eletrônico no Brasil (25% em 2013, 20% em 2014 e expectativa de crescer 26% em 2015, com faturamento de R$ 49,8 bilhões), que desafia a logística, a Movimat, feira consolidada como o maior evento de movimentação e distribuição de cargas do Brasil, foi toda remodelada e será realizada este ano, de 15 a 17 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, em um novo formato. A feira se torna Salão Internacional da Logística Integrada 2015, promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, e reunirá mais de 200 marcas expositoras, em uma área de 16 mil m². A expectativa é de receber um público de 30 mil pessoas de 40 países.

Reconhecida por muitos anos pela atuação no setor de intralogística, a nova Movimat passa a reunir toda a cadeia logística da América Latina em um único lugar, aproximando os principais fornecedores de transporte e logística dos grandes compradores da indústria, distribuição, atacado, varejo e comércio eletrônico. O evento terá as mais modernas soluções integradas, que proporcionam a otimização de custos de produtos, tornando as operações logísticas mais eficientes, ágeis e competitivas. Pela primeira vez, a feira firmou uma parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), para oferecer soluções em logística para o e-commerce, que precisa de uma cadeia estruturada para atender à necessidade de entregas em um país continental com grande velocidade, uma vez que o prazo de entrega é um dos aspectos mais valorizados pelo cliente do comércio eletrônico. 

“A Movimat é, agora, um evento mais completo, que integrará a cadeia da logística para conectar os diversos modais (rodoviário, marítimo/aquaviário/hidroviário, ferroviário e aéreo) e oferecer inovações efetivar negócios”, afirma o diretor da Movimat, João Paulo Picolo. A Movimat passa ainda a integrar o calendário mundial de eventos de transporte e logística da Reed Exhibitions Alcantara Machado, que conta com produtos na França, Índia, Estados Unidos e Tailândia.

Em três dias de evento, os visitantes terão acesso a novidades de grandes players do mercado dos setores de serviços e equipamentos de transporte e logística, tecnologia da informação (softwares/RFID/internet of things), infraestrutura e condomínios logísticos, segurança (rastreamento/monitoramento) e intralogística (embalagem, armazenagem, automação, movimentação de carga, elevação, empilhadeira).

Entre as empresas confirmadas para a edição de 2015 da Movimat – Salão Internacional da Logística Integrada estão a Ulma, Auxter, Saur Equipamentos, Chep do Brasil, Manitou e Marksell.

Novidades da Movimat
Uma novidade para essa edição da Movimat será o matchmaking, formato inovador de rodada de negócios com encontros pré-agendados entre expositores e compradores premium do mercado logístico/intralogístico.

A feira terá, também, o “Show de Empilhadeiras”, espaço dedicado a demonstrações funcionais desses equipamentos, além de ilhas temáticas mostrando como os produtos e soluções funcionam na prática.

Outro destaque é a “Ilha do Conhecimento”, um armazém modelo com todas as etapas de um centro de distribuição, com distribuição de material teórico e demonstrações práticas, com a proposta de promover a capacitação educacional gratuita. Os processos do armazém serão mostrados por meio de ferramentas em totens touch 3D.

Com o objetivo de integrar cada vez mais a cadeia logística, serão promovidas visitas técnicas prévias à feira com 30 expositores e associados da Associação Brasileira de Logística (Abralog). A primeira será em 17 de junho às instalações da Embraer e Parque Tecnológico, em São José dos Campos, São Paulo.

Conferência Nacional de Logística
Simultaneamente à Movimat, será realizada a 19ª Conferência Nacional de Logística, em parceria com a Abralog. Sustentabilidade nos modais, logística verde e abordagens sobre dirigíveis e drones serão alguns dos temas abordados na Conferência deste ano.